Marcelo Rebelo de Sousa: "Os partidos perderem doutrina, perderam ideologia"

| Fronteiras XXI
Marcelo Rebelo de Sousa: Os partidos perderem doutrina, perderam ideologia

A ver: Marcelo Rebelo de Sousa: "Os partidos perderem doutrina, perderam ideologia"

Convidado da RTP 3, no primeiro programa Fronteiras XXI, que discute o crescimento do populismo, o Presidente da República afirmou que parte do problema está nos partidos, que se converteram em "partidos de cartel" que "precisam do poder para se perpetuar no poder".

"Olhando para a realidade de hoje nós, temos uma revolução em vários domínios, tecnológicos, económicos, sociais, que deixam para trás camadas da população", começou por afirmar o Presidente da República em análise ao fenómeno do populismo na Europa. "Temos uma realidade que permite ecoar de forma mais vasta aquilo que eram fenónemos individualizados".

"Depois temos os desajustamentos dos sistemas de partidos, porque esses partidos que queriam apanhar tudo, converteram-se em partidos de cartel. Precisam do poder para se perpetuar no poder".

"Perderam doutrina, perderam ideologia, aproximaram-se um dos outros", disse Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando que muitos partidos "não perceberam isso" e por não terem percebido, os partidos "descolaram da realidade".

Qual a solução? "A melhor maneira de enfrentar este fenómeno não é negá-lo, não é olhar para ele e rotulá-lo apenas", disse. É preciso "olhar para as causas e ver o que se pode fazer nas causas para reduzir as hipóteses do seu aparecimento e crescimento ou, tendo crescido já, o que se pode e deve fazer em alternativa para o reduzir, limitar".

"É evidente que houve fenómenos no sistema de partidos, nos sistema de Governo, regime político, no funcionamento da democracia que tornaram apetecível este fenómeno", continuo o Presidente da República. "Some a isso, o direito e a política estão sempre atrasados em relação à economia, à ciência, à tecnologia, às finanças, sempre. As instituições estão ou descoladas da realidade ou muito atrasadas no lidar com os fenómenos".

A informação mais vista

+ Em Foco

Uma sondagem da Universidade Católica aponta para o fim da hegemonia laranja na Madeira, apesar da vitória do PSD nas regionais (38%) do próximo domingo.

Na semana em que se assinala o início da II Guerra Mundial, a RTP conta histórias de portugueses envolvidos diretamente no conflito.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.