"Nós e eles". O populismo tem ideologia? E futuro?

por RTP
RTP3/FFMS

Barreiras à entrada de imigrantes, opor o povo à elite, rejeitar os direitos das minorias. O populismo está a ganhar dimensão. O mundo como o conhecemos vai deixar de existir? O fenómeno é analisado no "Fronteiras XXI", a 1 de fevereiro.

"O poder vai voltar a ser do povo. A América vai voltar a ser grande. Será sempre a América primeiro! A América primeiro!"

Reconhece estas palavras? São parte do discurso de tomada de posse de Donald Trump. O atual presidente dos EUA vincou várias vezes a necessidade de devolver aos americanos "puros" o seu país e de expulsar os "estrangeiros que causam problemas". Chegou mesmo a apelidar os imigrantes mexicanos de "violadores e ladrões", e prometeu construir um muro na fronteira com o México.

Esta lógica de "nós e eles" é uma das características associada ao populismo, um movimento tanto identificado à esquerda como à direita, que está a crescer na Europa.

Além de Donald Trump, estão também associados ao populismo a francesa de extrema-direita Marine Le Pen, que defende o fim da educação gratuita para os imigrantes, e a primeira-ministra britânica Theresa May, que vai levar avante a decisão do Reino Unido de sair da União Europeia.

"O populismo tem ideologia?"
é a pergunta que serve de mote ao primeiro episódio do programa "Fronteiras XXI". Quais as consequências do discurso populista? Será que o fenómeno vai continuar a crescer? A democracia europeia, como a conhecemos, vai deixar de existir?




Para responder a estas e outras questões, são convidados neste debate o cronista e professor universitário João Pereira Coutinho e a investigadora da Universidade de York, Mónica Brito Vieira. A estreia do "Fronteiras XXI" conta ainda com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Com apresentação e moderação do jornalista Carlos Daniel, este formato resulta de uma parceria entre a RTP3 e a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), mas também vive da sua participação. Comece já a colocar as suas questões no Twitter e Facebook com a hashtag #Fronteiras XXI. Acompanhe em direto no dia 1 de fevereiro, às 22h, na RTP3.
pub