Paulo Sande: proposta de última hora é tentativa de resolver "bloqueio" na Europa

por Cristina Santos

Foto: Antena 1

Em declarações à Antena 1, o professor de Estudos Políticos da Universidade Católica e antigo diretor do gabinete do Parlamento Europeu em Portugal considera que a mais recente proposta de Juncker, noticiada pelo Financial Times, pretende evitar que o tema crie mais divisões na Europa.

Para Paulo Sande, o "modelo alemão" de quotas obrigatórias impedia a tomada de decisão por unanimidade, com os países de leste a oferecerem grande resistência contra as propostas de Angela Merkel. O regime voluntário de acolhimento apresentado pelo Presidente da Comissão Europeia serve para "tentar resolver o problema a bem".

O professor de Estudos Políticos na Universidade Católica considera ainda que a situação dos refugiados deverá agravar-se nos próximos meses, até porque o Frontex, agência europeia para o controlo de fronteiras, prevê que pelo menos meio milhão de pessoas esteja atualmente a preparar a saída da Turquia rumo ao leste europeu.

Quanto à situação na Hungria, o especialista afirma que a União Europeia deve forçar o governo Viktor Órban a retificar alguns comportamentos "não conformes" à lei comunitária. Budapeste anunciou na segunda-feira a aprovação de novas leis que reforçam o poder da polícia e do Exército para agir e impedir a entrada de mais refugiados no país.

Paulo Sande acrescenta que a crise de refugiados vivida nos últimos meses levou alguns países europeus a violar as normas comunitárias, nomeadamente Schengen, e de Direito Internacional.
pub