1.º de Agosto pode conquistar tricampeonato angolano

por Mário Aleixo - RTP
A equipa do 1.º de Agosto está a uma vitória do tricampeonato Angop

O 1.º de Agosto pode conquistar já na quinta-feira o tricampeonato no futebol angolano na penúltima jornada do "Girabola", tendo de vencer na deslocação ao Dundo (Lunda Norte) o Sagrada Esperança, atual sétimo classificado.

Com três pontos de vantagem sobre o "rival" Petro de Luanda (50 pontos), os "militares" (53) têm vantagem no confronto direto - empate a zero na primeira volta e vitória por 2-0 na segunda -, pelo que uma vitória garante o tricampeonato.

Numa penúltima jornada (29.ª) com os jogos a serem disputados todos à mesma hora (15h00 locais, mesma hora em Portugal), o Petro de Luanda tem, teoricamente, um jogo mais difícil, pois desloca-se ao terreno do Interclube, que está na terceira posição na prova, com 42 pontos, mais cinco do que a Académica do Lobito e Recreativo do Libolo.

A equipa do Lobito desloca-se ao terreno do Recreativo de Caála, que ainda não está livre de uma despromoção ao segundo escalão, uma vez que tem 25 pontos, tantos quantos o Cuando Cubando FC, que recebe o Recreativo do Libolo.

Com a desistência do JGM do Huambo, o 1.º de Maio de Benguela (19 pontos e apenas com uma partida por disputar - folga na última jornada) também já desceu ao segundo escalão, faltando saber quem os acompanhará.

A três pontos do Recreativo de Caála e do Cuando Cubango FC está o Domant FC do Bengo (22 pontos), que joga quinta-feira na Huíla, frente a um confortável Desportivo local (6.º lugar, com 33 pontos), necessitando de uma vitória para manter a esperança de permanecer no principal escalão do futebol angolano.

Nos restantes dois jogos da penúltima jornada, em que folga o Progresso do Sambizanga (9.º, com 30 pontos), os Bravos do Maquis (10.º, também com 30) recebem o Kabuscorp do Palanca (8.º, com 31), e o já despromovido 1.º de Maio do Bengo recebe um tranquilo Sporting de Cabinda (8.º, com 31).

A última jornada do "Girabola" disputa-se a 2 de setembro e, tal como na penúltima, os jogos decorrem à mesma hora.
pub