Atlético de Madrid vence Real e ergue Supertaça Europeia

por Mário Aleixo - RTP
"Os "colchoneros" ergueram a supertaça e os "merengues" não terão esquecido Cristiano Ronaldo Epa-Toms Kalnins

O Atlético de Madrid conquistou a Supertaça Europeia de futebol, ao vencer o Real Madrid, no prolongamento, por 4-2 (após empate 2-2), em Talin, numa partida em que pairou a sombra de Cristiano Ronaldo.

No primeiro grande teste do treinador Julen Lopetegui, ex-FC Porto e que rendeu o francês Zinedine Zidane, no Real Madrid "pós-CR7", a equipa "merengue" falhou face a um Atlético de Madrid mais eficaz e que traduziu em golo as oportunidades criadas.

O Real Madrid perseguia a histórica marca de três supertaças consecutivas, mas o Atlético de Madrid não deixou e fez jus à sua apetência para erguer este troféu, fazendo o pleno de triunfos nas três decisões em que participou.

Primeira parte equilibradaO dérbi madrileno em Talin começou praticamente com o golo do Atlético de Madrid, por Diego Costa, no primeiro minuto, com um remate certeiro entre o guarda-redes Keylor Navas e o poste, após iludir os centrais Sérgio Ramos e Raphaël Varane.

O Real respondeu ao golo sofrido e um cruzamento rasgado de Marcelo, aos 17 minutos, obrigou o guarda-redes Jan Oblak a evitar o pior frente a Karim Benzema.

O golo do empate surgiu por Karim Benzema, aos 27 minutos, numa altura em que o Real Madrid mandava no jogo, através de um cabeceamento na pequena área, após cruzamento longo de Gareth Bale, que fugiu à marcação de Koke e Lucas Hernández.

Domínio alternado

Na segunda parte, o Atlético de Madrid entrou melhor do que o rival da capital espanhola e o primeiro sinal foi deixado pelo campeão mundial pela seleção francesa Antoine Griezmann, aos 48, mas o remate saiu prensado contra um adversário.

Depois de Gareth Bale, aos 61 minutos, ter ultrapassado Lucas Hernández e criado perigo para a baliza do Atlético de Madrid, aos 63, a punir mão de Juanfran, o Real Madrid chegou à vantagem na conversão de uma grande penalidade por Sergio Ramos.

Da bancada, por castigo, o treinador Diego Simeone viu a sua equipa ficar em desvantagem e mais preocupado ficou com as facilidades concedidas pelos seus jogadores, aos 70 minutos, que permitiram um remate central a Raphaël Varane e a recarga a Luca Modric.

O Atlético de Madrid voltou a sacudir a pressão do Real Madrid e chegou ao empate com novo golo de Diego Costa (2-2), aos 79 minutos, no aproveitamento de uma jogada que parecia perdida e que contou ainda com a colaboração de Juanfran e de Ángel Correa.

"Colchoneros" eficazes
Apesar de nos minutos iniciais do prolongamento ter dado mais Real Madrid, foi o Atlético de Madrid a chegar à vantagem por Saúl Niguez, aos 98 minutos, com um remate de primeira a passe de Thomas Partey, numa jogada em que Sergio Ramos e Raphaël Varane não estiveram isentos de culpas.

O Atlético de Madrid aumentou a vantagem para 4-2 por Koke, aos 104 minutos, novamente com um remate de primeira em posição central à baliza defendida por Keylor Navas, na sequência de um passe de Vitolo.

Até final, o Atlético conseguiu controlar a reação "merengue", acabando por arrebatar o troféu no primeiro jogo oficial que o Real Madrid disputou sem Cristiano Ronaldo.

Jogo de palavras divergiu
No final do encontro entre os dois rivais de Madrid, o técnico do Atlético Diego Simeone fez questão de lembrar a importância do triunfo, principalmente devido ao poderio do adversário: "Estou muito contente. Mostrámo-nos em grande nível, ainda por cima numa final europeia. Ganhámos ao Chelsea há uns anos e agora vencemos um rival, que possui uma grande hierarquia e história sobretudo na europa. Foi a primeira final que perdeu nos últimos anos e felizmente fomos nós a vencê-la", destacou o técnico "colchonero", que viu o jogo da bancada devido a castigo, lembrando ainda o que falta da temporada.



Do lado do Real Julen Lopetegui adotou o discurso habitual apó a derrota dos "merengues": "O que estou a sentir? Frustração! Agora toca a levantar a cabeça e arrancar bem na Liga! Domingo tem início a prova e há que começá-la da melhor forma", referiu o treinador do Real.


No próximo fim de semana começa o campeonato da I Liga espanhola.
pub