Blatter revela "arranjo" para os Mundiais de 2018 e 2022

por Mário Aleixo - RTP
Blatter revelou "arranjos" para a atribuição dos mundiais de 2018 e 2022 Epa

Blatter revelou a existência de um "arranjo" para os mundiais de 2018 e 2022.

O presidente demissionário da FIFA, Joseph Blatter, revelou, em declarações ao Financial Times, que havia um "arranjo diplomático" para que os Mundiais de 2018 e 2022 fossem atribuídos à Rússia e aos Estados Unidos, respetivamente.

"Era algo nos bastidores. Havia um arranjo diplomático, um acordo de cavalheiros", disse Blatter, reiterando o que já tinha afirmado na quarta-feira à agência russa Tass, que o Qatar não estava equacionado para receber o Campeonato do Mundo.

O suíço, que se encontra suspenso por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA, esclareceu que os planos para o Mundial2022 ruíram devido à "interferência governamental de Nicolas Sarkozy".

"A uma semana da escolha, recebi um telefonema de Platini", refere Blatter, explicando que o presidente da UEFA tinha recebido um telefonema de Sarkozy a pressioná-lo: "Não estava em causa apenas um voto, mas o grupo de votos que tinha com ele".

O presidente da UEFA, Michel Platini, que também se encontra suspenso por 90 dias pelo Comité de Ética da FIFA, já tinha revelado ter votado favoravelmente em dezembro de 2010 para que o Qatar recebesse o Mundial de 2022.

Em todo o caso, Platini negou sempre tê-lo feito a pedido de Sarkozy, que o tinha convidado, antes da escolha, para jantar com ele e com o futuro emir do Qatar no palácio presidencial.
pub