Copa América passa a ser disputada no mesmo ano dos Europeus a partir de 2020

por Lusa
Reuters

A FIFA decidiu alterar o calendário da Copa América de futebol, prova habitualmente organizada no ano seguinte ao Mundial, passando a disputar-se no mesmo ano do Europeu a partir de 2020.

A alteração foi decidida pelo Conselho da FIFA, reunido no Centro de Convenções de Kigali.

Em setembro, a Confederação sul-americana de futebol (Conmebol) tinha feito um pedido público nesse sentido, já que, como a Copa América integra o calendário da FIFA, cabe a esta dar ‘luz verde’ sobre tal alteração.

Esta harmonização do calendário irá facilitar o desempenho de muitos jogadores sul-americanos que jogam na Europa e satisfazer os clubes a que pertencem.

A próxima Copa América, que reúne dez nações da América do Sul e alguns países convidados – Japão e Qatar já receberam o convite -, realizar-se-á de 14 junho a 7 julho, em 2019.

Excecionalmente, em 2016, a Copa América foi disputada ao mesmo tempo que o Europeu, para assinalar o centenário da Conmebol, a competição teve lugar nos Estados Unidos, com seis equipas da CONCACAF, entre as quais os Estados Unidos e o México.

Naquela época, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, tinha proposto à UEFA um confronto entre os finalistas do Europeu e da Copa América, mas a iniciativa fracassou devido a uma sobrecarga do calendário.
Tópicos
pub