Covid-19. Futebol de Cabo Verde procura aproveitar a paragem

por Mário Aleixo - RTP
Em Cabo Verde o tempo é de manter a forma e mudar alguma coisa no futebol do país rtc.cv

Com os campeonatos suspensos e os recintos desportivos fechados, os atletas cabo-verdianos encontram espaços em casa para manter a forma física, esperando que a época desportiva ainda possa terminar, após o fim da pandemia da covid-19.

"Os efeitos desta pandemia são grandes nos jogadores, porque é a primeira vez que estão ser confrontados com uma situação desta natureza", indicou Humberto Bettencourt presidente da Associação dos Treinadores de Futebol de Cabo Verde, para quem alguma atividade física diminui a ansiedade.

Em Cabo Verde, também há dúvidas sobre o fecho da época desportiva, mas o treinador da equipa que lidera o campeonato em Santiago Sul salientou que, neste momento, a "maior preocupação e prioridade" é o combate ao vírus, que tem praticamente o mundo inteiro parado.

Para o técnico, em Cabo Verde não haverá muitos problemas, tento em conta que vários campeonatos regionais já estão praticamente no fim, ficando a faltar somente as provas nacionais.

Notando que o país não tem estado a participar nas provas africanas, Humberto Bettencourt disse que a baliza para o fim da época desportiva é 31 de julho, ressalvando, contudo, que os regulamentos permitem estender a época em casos excecionais.

Oportunidade para mudar

O técnico considera que não haverá interferência no arranque da próxima época, tendo em conta que há regiões desportivas com longos períodos de paragem, e que já se falou no país na possibilidade de ajustar os campeonatos àquilo que acontece no resto de África.

Por isso, o treinador considerou que é "altura ideal" para as autoridades cabo-verdianas começarem a pensar na ideia de "reformular" os quadros competitivos regionais e nacionais.

Cabo Verde suspendeu todos os campeonatos regionais e os equipamentos desportivos públicos, como o Estado Nacional, estão encerrados.

O país totaliza sete casos de infeção desde o início da pandemia, entre os quais um morto.

pub