Covid-19. Idades dos jogadores complicam torneio olímpico de futebol

por Mário Aleixo - RTP
O Brasil é o atual campeão olímpico de futebol Reuters

A realização dos Jogos em 2021 e não em 2020 pode provocar problemas sobre os futebolistas a utilizar devido às idades que têm em 2020 e no ano seguinte.

O comité olímpico australiano, Matt Carroll, quer, juntamente com o diretor executivo da Federação, James Johnson, levar a questão à FIFA e à Federação Asiática de Futebol, com a proposta de um limite de idade aos 24 anos nos Jogos Olímpicos em 2021.

Isto asseguraria que os jogadores que ajudaram os respetivos países a qualificarem-se, mas que no próximo ano seriam inelegíveis, devido à restrição na idade, tivessem a oportunidade de cumprir o sonho de representarem as suas seleções e serem atletas olímpicos”, frisou James Johnson.

Os 24 anos superariam qualquer dúvida que se colocasse.

O futebol é a única modalidade com limitação de idade nos Jogos. Por exigência da FIFA, as selecções devem ser formadas por jogadores abaixo dos 23 anos. A partir de Atlanta-96, permitiu-se que cada delegação levasse três atletas com idade superior a 23 anos.

O torneio olímpico de futebol de Tóquio2020 deveria decorrer entre 23 de julho e 8 de agosto e só faltava apurar dois países da zona da CONCACAF.

O organizador Japão tem lugar garantido no torneio, para o qual estão apurados ainda França, Alemanha, Espanha, Roménia, Nova Zelândia, Costa do Marfim, Egito, África do Sul, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Austrália, Brasil e Argentina.
pub