Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Duelo pela liderança do grupo 3 na Liga da Nações

por Mário Aleixo - RTP
A equipa das quinas volta ao Stade France onde se sagrou campeã da Europa EPA

Portugal, detentor do título, e França, campeão mundial, disputam no domingo a liderança do Grupo 3 da Liga das Nações de futebol, naquele que promete ser o encontro mais difícil da seleção lusa no acesso à fase final.

As seleções dos dois países vão subir ao relvado do Stade de France, de grande memória para o lado português, empatadas na liderança do agrupamento, com seis pontos, com a equipa gaulesa a ter o rótulo de favorita devido ao excelente momento que está a passar e de ter o estatuto de atual campeão mundial.

Além de somar 10 triunfos consecutivos, o último uma goleada num particular por 7-1 sobre a Ucrânia, equipa que dificultou muito a vida a Portugal na fase de qualificação para o Euro2020 (0-0 na Luz e derrota por 2-1 em Kiev), a equipa de Didier Deschamps deverá querer "vingar" a derrota bem amarga de há quatro anos, na final do Euro2016.

A jogar fora e perante o adversário mais complicado do Grupo 3, é esperado que Fernando Santos, no estádio em que não só se tornou campeão europeu, mas em que também fez em 2014 a sua estreia como selecionador português, tome algumas precauções, sobretudo no reforço do meio campo.

Que estratégia a adotar

Depois de algumas experiências e estreias no particular com a Espanha (0-0), o técnico de 65 anos (festeja os 66 no sábado) poderá abandonar o "4-3-3" utilizado nos últimos jogos e regressar à fórmula do Euro2016, com um meio campo reforçado, a tapar as alas, e dois avançados móveis, um deles, claro, Cristiano Ronaldo.

Danilo e William Carvalho, que falhou os dois primeiros jogos da Liga das Nações, devem entrar no "onze", ficando a dúvida em quem será o parceiro de Ronaldo no ataque, com João Félix a ser o principal candidato, embora Diogo Jota possa ser a surpresa.

Uma vitória no Stade de France deixa Portugal em excelente posição para novamente marcar presença na fase final da Liga das Nações, prova da UEFA que vai apenas na sua segunda edição, já que terá apenas mais uma deslocação, à Croácia, em novembro, recebendo a Suécia, na quarta-feira, e depois os franceses.

Frente aos ucranianos, precisamente em Saint-Denis, os gauleses enviaram um aviso à seleção lusa e figuras como Mbappé, Griezmann, Pogba ou Giroud, que assinou um "bis" nesse jogo, prometem dificultar e muito a tarefa dos campeões europeus.

O França-Portugal está agendado para as 19h45 de Lisboa e terá arbitragem do espanhol Carlos Del Cerro Grande.

pub