Hope Solo suspensa por seis meses

por Mário Aleixo - RTP
A guarda-redes norte-americana foi punida com meio ano de suspensão Reuters

A guarda-redes foi suspensa por comentários antidesportivos.

A Federação de Futebol dos Estados Unidos suspendeu por seis meses, a guarda-redes Hope Solo, uma das maiores figuras da equipa, por "comentários antidesportivos" nos Jogos Olímpicos Rio2016.

No final do encontro com a Suécia, dos quartos-de-final do torneio olímpico feminino, que os Estados Unidos perderam nas grandes penalidades, Hope Solo chamou as nórdicas de "cobardes" pelo sistema defensivo que adotaram com as norte-americanas.

Os comentários de Hope Solo mereceram imediatamente várias críticas, inclusive de algumas companheiras de seleção, como Megan Rapinoe, e do presidente da federação, Sunil Gulati.

Mesmo com o impacto negativo das declarações, Hope Solo recusou sempre pedir desculpa ou retratar-se pelas palavras.

"Os comentários de Hope Solo (...) são inaceitáveis e ferem as normas de conduta que devem reger as jogadoras da seleção. Mais importante que a competição, e os resultados, é o comportamento desportivo inatacável que exigem uns Jogos Olímpicos, onde imperam os ideais de desportivismo e respeito", escreveu Sunil Gulati num comunicado distribuído à imprensa.

"Depois de tomarmos em consideração incidentes do passado em que se envolveu Hope (Solo), e depois de uma conversa privada sobre como deve conduzir o seu comportamento como elemento da seleção, determinámos uma punição disciplinar que entendemos a mais apropriada", conclui o dirigente na mesma nota.

Solo, considerada a melhor guarda-redes da história do futebol feminino norte-americano, sagrou-se campeã mundial e bicampeã olímpica ao serviço dos Estados Unidos, somando, até ao momento, 202 internacionalizações.

Nos Jogos Olímpicos Rio2016, os Estados Unidos ficaram pelos quartos-de-final e a Suécia só foi derrotada na final pela Alemanha, que venceu as nórdicas por 2-1 e se sagrou pela primeira vez campeã olímpica.
pub