Marcelo Rebelo de Sousa diz que é lógico condecorar Jorge Jesus

por Lusa
Reuters

O Presidente da República, Marcelo Rebelo Sousa, disse esta terça-feira que "é lógico que Jorge Jesus venha a ser condecorado", depois de verificar que outros treinadores portugueses, com conquistas semelhantes, também foram.

"Já verifiquei que todos os outros treinadores [José Mourinho e Manuel José] que venceram competições comparáveis àquela que venceu Jorge Jesus, todos foram condecorados, portanto é lógico que Jorge Jesus venha a ser também condecorado", referiu hoje Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República já tinha sido questionado em relação a uma possível condecoração após Jorge Jesus ter conquistado com o Flamengo a Taça dos Libertadores da América, mas adiantou então que iria comparar a situação.

O treinador português venceu em Lima a maior competição de clubes da América do Sul, com o Flamengo a bater na final da Libertadores, em 23 de novembro, os argentinos do River Plate, por 2-1, conquistando também no dia a seguir o campeonato brasileiro.

"O meu impulso imediato era condecorá-lo, mas por muito grande que seja a emoção no exercício do meu mandato tenho de ouvir o Conselho das Ordens e tenho de ponderar se há outros que não foram condecorados e merecem, porque venceram uma taça europeia de relevância continental ou venceram mesmo uma taça intercontinental", disse então.

Hoje, à margem da presença da basquetebolista Ticha Penicheiro no programa `Desportistas no Palácio de Belém`, Marcelo Rebelo Sousa falou também do terceiro lugar de Cristiano Ronaldo na Bola de Ouro, ganha pelo argentino Lionel Messi.

"Nunca se pode subestimar a qualidade dos nossos melhores desportistas, há anos em que ganham, há anos em que não ganham, há anos sem títulos, o facto de não ter ganhado este ano não significa que não possa ganhar em anos seguintes", assinalou em relação à possibilidade de CR7 voltar a ganhar.

Na Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo foi terceiro, Bernardo Silva nono, e João Félix, 28.º

"Sabem que a vida é feita de vitórias e de não vitórias, não se pode ganhar sempre, o facto de termos três grandes jogadores nos melhores do mundo significa que continuamos a ser dos melhores do mundo", enalteceu o chefe de Estado.

Tópicos
pub