Noruega e Espanha nos "oitavos" do mundial feminino

por Mário Aleixo - RTP
As nigerianas não conseguiram levar de vencida as francesas Epa-Eddy Lemaistre

A Noruega e a Espanha apuraram-se para os oitavos de final do campeonato do mundo de futebol feminino, juntando-se à França e Alemanha que já tinham garantido o primeiro lugar nos grupos A e B, respetivamente.

As nórdicas precisavam apenas de fazer o mesmo resultado da Nigéria, sobre as quais tinham vantagem pelo triunfo por 3-0, sendo que escreveram o seu destino ao baterem a Coreia do Sul por 2-1, com dois golos de penálti.

Caroline Graham Hansen, aos 5 minutos, e Isabell Herlovsen, aos 51, materializaram a supremacia das 12.as classificadas no "ranking" FIFA sobre as 14.as, que ainda reduziriam com um tento de Yeo Min-Ji, aos 78.

No outro encontro, a França, já qualificada, bateu a Nigéria por 1-0, com o golo solitário da defesa Wendie Renard (79), na conversão de grande penalidade, que ditou a expulsão de uma adversária, por acumulação de cartões amarelos.

A França fez o pleno de nove pontos, a Noruega concluiu com seis, a Nigéria com três e a Coreia do Sul não pontuou.
Superioridade alemã
Com uma vantagem de um golo para gerir, a Espanha sabia que lhe bastava um empate com a China para continuar em prova - assim foi, com o nulo (0-0) a beneficiar o conjunto ibérico.

No outro encontro, a Alemanha, segunda do "ranking" FIFA, goleou a África do Sul, 49.ª, por 4-0, com a guarda-redes Andile Dlamini mal batida em três tentos.

A Alemanha terminou o grupo com o pleno de nove pontos, Espanha e China com quatro, enquanto a África do Sul ficou a zeros.

Inglaterra (Grupo D), Holanda e Canadá (E), os campeões Estados Unidos e Suécia (F) também já estão nos oitavos de final.
pub