Oficial. Mourinho despedido do Manchester United

por Mário Aleixo - RTP
Após três épocas o treinador portugu~es deixou os "red devils" Epa-Hannah Mckay

O Manchester United anunciou esta terça-feira a saída de José Mourinho do comando técnico do clube.

A decisão foi comunicada pelo clube inglês e surge após a derrota por 1-3 frente ao Liverpool.

Na mensagem publicada na conta oficial de Twitter, o clube confirma a saída “com efeitos imediatos” do treinador português e deixa uma nota final de agradecimento. “Gostaríamos de agradecer-lhe pelo seu trabalho durante este período no Manchester United e desejar-lhe sucesso no futuro”.

Chega assim ao fim uma ligação de três temporadas entre o treinador português e o histórico clube inglês, período durante o qual o United conquistou uma Taça da Liga, uma Taça de Inglaterra e uma Liga Europa.

Esta temporada, José Mourinho somava sete derrotas e sete empates em 24 partidas oficiais, o que deixava o Manchester United na sexta posição a 19 pontos do líder, Liverpool. Na Liga dos Campeões conseguiu apurar-se para os oitavos de final do Grupo H (10 pontos), onde tinha encontro marcado com o PSG.

A direção do clube informou ainda que a equipa vai ser orientada por um treinador interino até ao final da época, com a imprensa a avançar o nome de Michael Carrick.

Cumpriu-se na última segunda-feira precisamente três anos que José Mourinho foi despedido do Chelsea pela segunda vez.
Carreira brilhante
Na primeira passagem pelo Chelsea, que marcou o início da sua carreira fora de Portugal, José Mourinho conquistou seis troféus, entre os quais dois títulos ingleses (2004/05 e 2005/06), em pouco mais de três anos, antes de ser despedido, em setembro de 2007.

O técnico luso, que chegou a Londres depois de ter levado o FC Porto ao título europeu em 2003/04, ganhou ainda uma Taça de Inglaterra (2006/07), duas Taças da Liga e uma Supertaça. Na Liga dos Campeões, ficou-se por duas meias-finais.

"Mou" rumou depois ao Inter Milão, clube que levou ao título europeu, e, depois, ao Real Madrid, pelo qual venceu a Liga espanhola de 2011/12.

Em Portugal, José Mourinho passou por Benfica, União de Leiria e FC Porto, tendo conquistado ao serviço dos "dragões" duas ligas, uma Taça de Portugal, uma Supertaça, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões.

José Mourinho, que em 2010 recebeu o prémio FIFA para treinador do ano, foi considerado o melhor técnico da "Premier League" em três épocas e o melhor treinador da Liga italiana em duas.

Em 2002/03 e 2003/04, o técnico português foi distinguido como melhor treinador da UEFA, e em 2006 recebeu a Ordem do Infante D. Henrique.


pub