Portugal é `outsider` com inglesas no Euro de futebol feminino

por Lusa
Carolina Mendes marcou o primeiro golo português num Europeu de futebol de feminino Facebook UEFA Women's EURO

Portugal tem na quinta-feira, no Europeu de futebol feminino, diante da Inglaterra, uma missão de ‘máximo grau’ de dificuldade, a precisar de fazer contas para se apurar.

O difícil apuramento de Portugal, estreante num Europeu feminino, é possível em vários cenários frente a uma Inglaterra que foi terceira classificada no Mundial e é terceira no ‘ranking’ da UEFA e quinta da FIFA.

A equipa portuguesa apura-se para os quartos de final se vencer a Inglaterra, na quinta-feira no Estádio Willem II, em Tilburgo (19:45 de Lisboa), e a Espanha, equipa com a qual Portugal perdeu no primeiro (2-0), não vencer a Escócia.

Portugal pode ainda passar à fase seguinte se vencer por três golos de diferença, ou até por dois, desde que o resultado não seja um 2-0, num cenário hipotético em que estariam as três, Inglaterra, Espanha e Portugal com seis pontos.

Se as lusas vencerem apenas por um golo de diferença, será necessário que a Espanha não vença a Escócia, e, se for por 2-0, só seguirão em frente se a Espanha não ganhar ou ganhar apenas por 1-0.

Um resultado de 2-0 favorável a Portugal e de 2-1 à Espanha, levará a que se aplique o critério disciplinar no desempate, ou, se necessário, o coeficiente das seleções, o que beneficiará a Espanha.

Um empate no duelo de Tilburgo entre inglesas e portuguesas só dará o apuramento se a Escócia vencer a Espanha.

A presença na Holanda já foi histórica para a equipa das ‘quinas’, numa estreia absoluta dos ‘AA’ femininos, com a equipa a perder no primeiro jogo com a Espanha (13.ª), por 2-0, e a vencer a Escócia (21.ª), por 2-1, no segundo jogo.
Tópicos
pub