Rui Vitória diz que é "fundamental a forma mental" do Benfica abordar o Ajax

por Lusa
Legenda da Imagem Reuters

O treinador Rui Vitória considerou hoje que a abordagem emocional do Benfica ao jogo de terça-feira em Amesterdão ante o Ajax será "determinante" para conquistar um resultado positivo no grupo E da Liga dos Campeões de futebol.

"Parece-me que vai ser determinante a forma mental de abordar o encontro, uma equipa personalizada, com identidade cá dentro para ser colocada em qualquer campo. É o que temos de fazer. Há momentos em que vamos ter de, não digo sofrer, mas defender, e os nossos momentos de atacar. Vamos ser equipa não diria completa, mas forte nos vários momentos do jogo", prometeu.

Cumpridas duas jornadas, Ajax e Bayern Munique lideram com quatro pontos, seguidos do Benfica com três, enquanto o AEK de Atenas ainda não conquistou pontos.

Questionado sobre se o empate seria um mal menor, Rui Vitória fez ver que "não há qualquer visão dessa natureza" na sua equipa, que em todas as circunstâncias aborda os desafios com o pensamento nos três pontos, embora reconheça que, por vezes, mediante o curso da partida, as metas possam ser reformuladas.

"Algumas vezes ganhamos, outras não. Não pensamos em estratégias para levar um pontinho. Quando não se ganha, evita-se perder, é lógico. Jogar perentoriamente com essa visão, não o faço, pois a nossa preocupação é ofensiva, procurar a vitória", sublinhou.

O técnico deseja "contrariar a naturalidade ofensiva" do Ajax, considerando importante que os seus pupilos estejam "bem nos vários momentos do jogo" e garantindo que também vão criar problemas ao rival.

"Bloquear espaços e jogadores, travar determinadas dinâmicas e depois nós a colocar a bola em determinadas zonas onde o Ajax possa ter alguma limitação", revelou, escusando-se a dar pistas quanto às várias dúvidas na escolha do `onze`.

Rui Vitória acredita na rapidez dos seus homens mais ofensivos, bem como na qualidade da sua defesa - argumenta que "os detalhes vão ser decisivos", num embate no qual não esqueceu a importância das bolas paradas.

"Temos a consciência de que ofensivamente o Ajax tem várias virtudes, muitas dinâmicas interessantes, mas não vale a pena alterar a nossa forma de trabalhar. É olhar o adversário, perceber as suas dinâmicas e dar toda a informação aos nossos jogadores para estarem prontos", disse.

Evitou atribuir caráter decisivo ao encontro, recordando que há ainda muito por competir: "Vamos para a terceira jornada. No final de tudo, fazemos as contas. Há três pontos em disputa e é nisso que temos de nos focar."

O francês Ruddy Buquet vai ser o árbitro a dirigir este encontro da terceira jornada do grupo E da prova, que se realiza às 20:00 (horas de Lisboa) de terça-feira, em Amesterdão.

 

Tópicos
pub