47 atletas em situação irregular no centro do país

por Mário Aleixo - RTP
O SEF detectou 47 atletas em situação irregular no centro do país Lusa

Os atletas identificados pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) pertencem a clubes filiados nas associações de futebol de Coimbra, Aveiro, Viseu, Leiria, Castelo Branco e Guarda.

A ação realizou-se no âmbito de operações de prevenção e combate à exploração da atividade de imigrantes em território nacional, associados a esquemas e redes de tráfico de pessoas, auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos.

Os atletas em causa integram clubes que competem na II Liga, Campeonato de Portugal e distritais, sendo que o maior número de jogadores atua nas provas organizadas pelas associações distritais.

No total foram identificados 241 futebolistas, 135 dos quais de diversas nacionalidades estrangeiras. Destes, constatou-se que 47, todos maiores de idade, encontravam-se em situação irregular, ou por não possuírem qualquer visto ou título que os autorizasse à permanência em território nacional, ou porque não estavam habilitados ao desempenho da atividade que exerciam.

Dos atletas identificados 32 foram notificados para abandono voluntário do país no prazo de 20 dias sob pena de, em caso de incumprimento, virem a ser objeto de procedimentos administrativos de afastamento. Outros 15 foram notificados para comparência no SEF, uma vez que poderão reunir condições para requererem a respetiva regularização documental no nosso país.

Foram ainda identificados 35 cidadãos que aguardam decisão sobre processos de regularização em curso no SEF.

As operações do SEF permitiram, ainda, apurar indícios da prática de crimes de falsificação de documentos e auxílio à imigração ilegal, em três das instituições fiscalizadas, factos entretanto comunicados ao Ministério Público.

Aos clubes e associações que tinham ao seu serviço atletas estrangeiros em situação ilegal, foram instaurados 12 procedimentos contraordenacionais, a que corresponderão coimas com valores totais que podem oscilar entre os 28.000 e os 140.000 euros.
pub