Bruno de Carvalho confirma pedido de rescisão de Rui Patrício

por RTP
Legenda da Imagem Lusa

O presidente do Sporting confirmou esta sexta-feira que Rui Patrício vai rescindir com o clube. Bruno de Carvalho considera que houve um aproveitamento da Gestifute, mas garante que o Sporting não cede a chantagens, dizendo que Rui Patrício está a ser manipulado.

"Chegou a Alvalade o pedido de rescisão do Rui (Patrício)", disse Bruno de Carvalho, em conferência de imprensa, realizada no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

O dirigente sustentou que não ataca o jogador, mas que este "está a ser manipulado", e acusou Jorge Mendes e a Gestifute de querer uma comissão de sete milhões num possível negócio de 18 milhões de transferência. Bruno de Carvalho disse não ter aceite, argumentando que não cede a chantagens.

“O Jorge Mendes quis aproveitar uma situação que é um crime”, acusou o presidente do Sporting, referindo-se às agressões em Alcochete.

“Tenho pena que o Rui não tenha falado com a sua entidade patronal para perceber aquilo que se está a passar, não tenha falado connosco para perceber que ele está a ser manipulado por coisa que nada têm a ver com ele”, diz Bruno de Carvalho.
O presidente do clube de Alvalade defendeu que Rui Patrício “está a ser instrumentalizado”, pois não acredita que “alinhasse em situações de chantagem” e pediu ao jogador que “reflita bem”, considerando que “existe, pela lei, um período de reflexão de sete dias”.

“Espero que tenha a possibilidade de sair do Sporting pela porta grande, que é o que merece. Por muito que os sportinguistas estejam em pânico, não aceito que alguém se possa aproveitar do Sporting no valor de sete milhões de euros”, sustentou.

Bruno de Carvalho alertou que a resolução contratual por justa causa “é um processo extremamente complicado e doloroso para um atleta”, mas também “muito complexo para os clubes que venham a ficar com esses jogadores”.

Apesar de entender que “ninguém tem razão nenhuma para qualquer tipo de rescisão”, o presidente do Sporting admitiu que “é possível” que outros jogadores sigam o exemplo do capitão da equipa, uma vez que se está a “criar o efeito bola de neve e o aconselhamento tem vindo do mesmo lado”.

“Já temos todos os meios legais preparados, mas espero que não seja preciso, porque não é prestigiante para ninguém”, assinalou Bruno de Carvalho, reafirmando que o clube “nunca irá ceder a chantagens”, apesar de ter reconhecido que Rui Patrício, tal como o médio William Carvalho, “já deviam ter tido a oportunidade de sair na época passada”.

Na conferência de imprensa ao início da tarde, em Alvalade, o presidente do Sporting fez duras críticas ao empresário do Rui Patrício. Disse Bruno de Carvalho que Jorge Mendes devia de "uma vez por todas assumir o seu papel preponderante no Benfica".

Afirmou ainda que já era intenção do clube deixar sair tanto Rui Patrício como William. "Nós pessoalmente achávamos que já lhes deveria ter sido dada essa oportunidade desde a época passada".
Entretanto, o clube comunicou também à CMVM a resolução do contrato por parte do guarda-redes internacional português.

"Informar o mercado que recebeu, na manhã de hoje, por fax e email, documento subscrito pelo jogador Rui Pedro dos Santos Patrício, nos termos do qual este comunica a resolução do seu contrato de trabalho desportivo, com invocação de justa causa", diz a nota à CMVM, acrescentando que os efeitos e consequências estão a ser objeto de análise da SAD `leonina`.

Tópicos
pub