Bruno de Carvalho regressou ao Tribunal do Barreiro

por Mário Aleixo - Lusa
Bruno Carvalho está desde as 9h30 no tribunal do Barreiro Carlos Santos-Lusa

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho chegou na manhã desta quarta-feira ao Tribunal do Barreiro, em Almada, onde será retomado o seu interrogatório no âmbito da investigação sobre a invasão à academia de Alcochete.

O antigo líder do Sporting, que está detido desde domingo nas instalações da GNR de Alcochete, distrito de Setúbal, e um dos líderes da claque Juventude Leonina, Nuno Mendes, conhecido por Mustafá, chegaram perto das 9h30 ao Juízo de Instrução Criminal do Barreiro, para o reinício do interrogatório, interrompido na terça-feira.

A interrupção deveu-se à greve dos funcionários judiciais, que impossibilitou que os advogados dos arguidos consultassem os documentos do processo, que já tem 38 outras pessoas constituídas arguidas, todas detidas preventivamente.

Após a consulta dos elementos de prova, Bruno de Carvalho e Mustafá, detidos no domingo com base em mandados emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, serão confrontados com os factos que lhes são imputados e só depois deverão informar o juiz Carlos Delca se pretendem ou não prestar declarações.
Recordar os acontecimentos
Em 15 de maio, a equipa de futebol do Sporting foi atacada na academia do clube, em Alcochete, por um grupo de cerca de 40 alegados adeptos encapuzados, que agrediram alguns jogadores, membros da equipa técnica e outros funcionários.

A GNR deteve no próprio dia 23 pessoas e efetuou, posteriormente, mais detenções, que elevaram para 38 o número de detidos, todos ainda em prisão preventiva, entre os quais está o antigo líder da Juventude Leonina Fernando Mendes.

Os arguidos são suspeitos da prática de diversos crimes, designadamente, terrorismo, ofensa à integridade física qualificada, ameaça agravada, sequestro e dano com violência.

O ataque motivou o pedido de rescisão unilateral de nove futebolistas, alegando justa causa - alguns dos quais recuaram na decisão e continuam a representar os 'leões' -, e lançou o clube lisboeta em uma das maiores crises institucionais da sua história.

Bruno de Carvalho, que à data dos acontecimentos liderava o clube de Alvalade, foi destituído em Assembleia Geral em 23 de junho e impedido de concorrer às eleições do Sporting, das quais Frederico Varandas saiu como novo presidente.
pub