Bruno de Carvalho suspenso por seis meses

por RTP
Legenda da Imagem Lusa

É ainda o processo "túnel de Alvalade". O Sporting vai recorrer da sentença e o Arouca analisa a decisão mas insiste que as imagens foram manipuladas.

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por seis meses na sequência do caso do "túnel de Alvalade", nos bastidores de um jogo com o Arouca, a contar para a I Liga de futebol. A Carlos Pinho, líder do Arouca, a suspensão aplicada é de 20 meses.

Para além de Bruno de Carvalho, também Carlos Pinho, presidente do Arouca, viu "mão pesada" do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol com uma suspensão por 20 meses.

O caso - recorde-se - tomou proporções polémicas por um desentendimento e um ato de "lançar fumo" - visível em imagens - quando o presidente do Arouca se deslocava na zona dos balneários de Alvalade.

O caso remonta a 6 de novembro, após o final do encontro entre Sporting e Arouca (3-0),  na 10.ª jornada da I Liga portuguesa de 2016/17, quando ambos se desentenderam no túnel de acesso ao relvado.

O Arouca acusou o Bruno de Carvalho de ter "cuspido" na cara de Carlos Pinho, enquanto o Sporting refutou a acusação e disse que o líder do clube visitante tentou agredir o presidente 'leonino'.

A Comissão de Instrutores entendeu que o presidente do Sporting cometeu neste processo uma infração de lesão de honra e reputação, e que é punível com uma suspensão de dois meses a dois anos, pelo facto de reincidente. 

No que respeita a Carlos Pinho, do Arouca, a acusação passa por seis infrações disciplinares cuja aplicação de pena pode ir de 14 meses a 9 anos e meio de suspensão.

O Conselho de Disciplina da Federação decidiu ainda aplicar multa de onze mil euros a Bruno de Carvalho e de 30 mil euros a Carlos Pinho. Joel Pinho, diretor desportivo do Arouca, foi absolvido.

Os dois dirigentes podem recorrer das decisões para o Tribunal Arbitral do Desporto. 

O Sporting emitiu, já esta noite, um comunicado. 

Os "leões"consideram manifestamente injusta e desproporcionada a sentença aplicada a Bruno de Carvalho, uma vez que ficou provado que o presidente do Sporting foi vítima e não autor de qualquer espécie de agressão ou insulto.
 
Os 'leões' anunciam que vão recorrer desta sentença para o Tribunal Arbitral do Desporto, por considerar que existem todas as razões para que se faça justiça e se corrija aquilo que parece ao Sporting um erro de avaliação do Conselho de Disciplina.

Contactado pela Antena1, o departamento de comunicação do Arouca disse que o assunto está entregue ao departamento jurídico do clube, mas considera que fica claro que as imagens foram manipuladas.


pub