Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Covid-19. Crise profunda espreita o futebol nacional

por Mário Aleixo - RTP
Joaquim Evangelista apela à solidariedade e condena a irresponsabilidade de alguns clubes RTP

A pandemia de covid-19 tem sido usada como justificação da gestão desportiva irresponsável dos clubes e estão a surgir “dramas humanos” devido a incumprimentos salariais, revelou esta quarta-feira o presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

Joaquim Evangelista revelou que estão a surgir “dramas humanos”, com “a privação de recursos financeiros para que jogadores, em especial os estrangeiros, satisfaçam as necessidades mais básicas, como a alimentação”.

Neste momento a situação é preocupante, temos muitos pedidos de apoio, em especial no Campeonato de Portugal (CP) e não vemos da parte dos clubes a capacidade, ou mesmo o interesse, em responder eficaz e solidariamente”, alerta o dirigente sindical.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está ao corrente e em articulação diária, para se poder responder com o Fundo de Garantia Salarial, no imediato, mas o SJPF quer mais: “É o momento de os dirigentes do CP serem chamados a assumir os compromissos a que se vincularam”, acrescenta.
 
Sindicato contra pressões mas admite cortes salariais

O sindicato está disponível para encontrar “soluções justas e equilibradas” sobre as reduções salariais, mas não aceitará tentativas de “condicionamento e pressão”, diz Joaquim Evangelista.

Os clubes sabem que qualquer solução, nesta fase, requer a disponibilidade negocial dos trabalhadores e é nessa base que queremos contribuir para soluções. Não aceitamos é qualquer tentativa de condicionamento ou pressão sobre os jogadores", frisou Joaquim Evangelista.

O líder do sindicato explicou que, “como em todo o mundo do futebol”, em Portugal “já existiram abordagens a jogadores” para reduções salariais.

"Lay-off” só em último recurso

O sindicalista considerou que o “lay-off” ou qualquer mecanismo para a redução salarial dos jogadores deve ser o “último recurso” e apelou ao diálogo entre os responsáveis para encontrar outras soluções.

É fundamental promover o diálogo com a Liga e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na alçada das suas competições, para encontrar soluções que tornem o ‘lay-off’, ou qualquer outro mecanismo que vise a redução salarial dos jogadores, o último recurso”, afirmou o dirigente.

A terminar o presidente do SJPF alertou para a necessidade de proteger “em especial os jogadores e clubes em situação de maior fragilidade”, temendo por “muitos postos de trabalho” nos próximos meses.




pub