Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Desportivo das Aves reagenda eleições para 27 de junho

por Lusa

As eleições dos órgãos sociais do Desportivo das Aves para o biénio 2020-2022 vão realizar-se em 27 de junho, após terem sido suspensas devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje o lanterna-vermelha da I Liga de futebol.

“A logística será adequada às restrições impostas pela legislação em vigor, contando-se com a responsabilidade dos sócios no cumprimento das mesmas durante a permanência no local. Atempadamente será anunciado o horário de funcionamento das urnas e as condições de realização da Assembleia Geral de tomada de posse”, lê-se na convocatória assinada pelo presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Fernando Sineiro.

O sufrágio deveria ter ocorrido em 09 de maio e foi suspenso três semanas antes, sem candidaturas anunciadas e em articulação com as recomendações das autoridades sanitárias, transitando do estádio para o pavilhão do emblema de Santo Tirso.

“As candidaturas devem ser feitas em lista completa para todos os órgãos sociais e dar entrada na secretaria do clube (pavilhão) até às 18:00 de 17 de junho, ao cuidado do presidente da Assembleia-Geral, acompanhadas dos termos de aceitação de todos os candidatos. Para o exercício de voto estão elegíveis os sócios com idade superior a 18 anos e em pleno gozo dos seus direitos (quota de junho de 2020)”, termina o documento.

Na liderança avense desde a temporada 2010/11, Armando Silva, de 56 anos, foi reeleito sem oposição em abril de 2018, com 90% dos votos, dois meses antes de assistir a mudanças na administração da SAD, na qual detém 10% de capital desde agosto de 2015, face aos 70% controlados pelo grupo de investidores ‘Galaxy Believers’.

Alegando divergências com os restantes membros da sociedade anónima, o então presidente brasileiro Luiz Andrade apresentou a demissão e foi substituído pelo chinês Wei Zhao, que já era acionista maioritário da empresa ligada ao marketing desportivo, a par do compatriota Hongmin Wang, passando a deter 90% das ações da SAD avense.

Na quarta-feira, a ex-diretora executiva Estrela Costa tornou-se a nova acionista da ‘Galaxy Believers’, ao adquirir os 10% de capital que estavam na posse de Luiz Andrade, formando com o marido Wei Zhao uma dupla que controla 53,3% das ações e o poder de decisão sobre o futebol profissional do emblema da Vila das Aves.

Após a conquista inédita da Taça de Portugal, em 2017/18, os nortenhos fizeram história com a segunda manutenção consecutiva na elite, numa época em que assinalaram a estreia do escalão sub-23 com os títulos da Liga e Taça Revelação, mas têm atravessado uma série de contrariedades desportivas, diretivas e financeiras desde agosto.

O Desportivo das Aves pode perder dois a cinco pontos pelo atraso salarial verificado entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, face aos 13 somados em 24 jornadas da I Liga, nove abaixo da zona de salvação, num conjunto de dívidas justificadas pela SAD com a paralisação da atividade económica na China, motivada pela pandemia de covid-19.

O processo seguiu da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol em 03 de abril e originou as rescisões unilaterais do guarda-redes francês Quentin Beunardeau e do avançado brasileiro Welinton Júnior enquanto a administração liquidava parte das verbas.

No plano de desconfinamento face à pandemia de covid-19, o Governo autorizou a realização à porta fechada dos 90 jogos da I Liga, que regressa em 03 de junho e é liderada pelo FC Porto, com um ponto de vantagem sobre o campeão Benfica, e da final da Taça de Portugal, entre ‘dragões’ e ‘águias’, tendo excluído a continuidade da II Liga.

Alojado no terceiro e último patamar da LPFP, o Estádio do CD Aves foi aprovado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e tornou-se o 13.º recinto preparado para a retoma do campeonato, depois de ter reforçado a sinalização das medidas de segurança e implementado tapetes desinfetantes a pedido das autoridades regionais de saúde.

Envolvido na fuga à despromoção, o plantel comandado por Nuno Manta Santos vai receber em Santo Tirso o Belenenses SAD (25.ª jornada, em 05 de junho), o líder FC Porto (27.ª, no dia 15), o Moreirense (29.ª, no dia 28), o Vitória de Setúbal (31.ª, em 08 de julho) e o campeão nacional Benfica (33.ª e penúltima ronda, apontada para o dia 21).

Os campeonatos de França, Países Baixos, Bélgica e Escócia foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso gradual à competição, como Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, depois de a Liga alemã ter sido retomada no sábado.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 330 mil mortos e infetou mais de 5,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 1,9 milhões de doentes foram considerados curados.
pub