Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Diogo Pinto garante vitória do Estrela frente ao Trofense

por Mário Aleixo - RTP
Diogo Pinto foi o homem do jogo no encontro em fim de semana de aniversário do Estrela D.R.-Facebook do CFEA

Um "bis" do futebolista Diogo Pinto deu a vitória ao Estrela da Amadora, que no sábado completou 90 anos de existência, por 2-0, na receção ao Trofense, em jogo da 19.ª jornada da II Liga.

Num resultado conquistado na primeira parte, Diogo Pinto inaugurou o marcador, aos 37 minutos, e, aos 45+4, selou a contagem.

Com este triunfo, o Estela da Amadora ascendeu à quinta posição da II Liga, em igualdade com o Nacional, com 29 pontos, e fica a escassos sete dos lugares de promoção.

Incidências do encontro

Embora o Estrela da Amadora tenha entrado no jogo com a posse de bola, a verdade é que foi o Trofense o responsável pelas situações mais perigosas na fase inicial, sobretudo por intermédio de Bruno Almeida e Diedhiou.

Foi necessário esperar 24 minutos para ver o primeiro remate enquadrado dos 'tricolores', hoje sob o comando de Filipe Antunes fruto do castigo aplicado ao treinador Ricardo Chéu, quando Diogo Pinto, de fora da área, obrigou o guarda-redes Rodrigo Moura a defender para canto.

O primeiro sinal estava dado e, aos 37 minutos, servido por Xavi e perante a passividade da defesa do Trofense - ficou à espera da posição irregular que não existiu -, Diogo Pinto ficou cara a cara com Rodrigo Moura e inaugurou o marcador, de pé esquerdo.

Os forasteiros acusaram o golo, recuaram o bloco defensivo e numa jogada de contra-ataque Caio Marcelo derrubou Diogo Pinto mesmo à entrada da área e, na cobrança, o próprio viria a ‘bisar’, aos 45+4 minutos, somando o 11.º golo da conta pessoal na II Liga, dando a ideia de que Rodrigo Moura estaria mal colocado na baliza.

Na segunda parte, o treinador Francisco Chaló colocou em campo Elias Achouri, para o lugar do central Caio Marcelo, passando o Trofense a jogar com uma defesa a quatro em vez dos três defesas centrais.

Esta alteração baralhou as marcações dos 'tricolores' e fez crescer o Trofense no jogo. Elias Achouri, aos 56 minutos, Beni, aos 57, e Gustavo Furtado, aos 61, viram a bola acabar nas mãos de Gonçalo Tabuaço.

A equipa amadorense conseguiu reequilibrar-se e anular as iniciativas do Trofense, tendo ainda aproveitado para estrear o reforço Ricardo Schutte, contudo o resultado acabaria por não sofrer alterações.

pub