Eduardo Barroso liga comentadores televisivos a atitudes racistas

por Antena 1

O carismático sportinguista surgiu esta terça-feira em tribunal para testemunhar no caso da invasão a Alcochete, como testemunha do antigo presidente leonino Bruno de Carvalho. O médico acabou por falar sobre o “caso Marega” para o condenar.

Eduardo Barroso mostrou natural solidariedade com o futebolista do FC Porto e por acréscimo lançou um duro ataque à generalidade dos comentadores dos painéis televisivos sobre desporto.

O antigo dirigente dos “leões” considerou que a atitude de alguns deles contribuem para a criação de um clima geral de animosidade que depois desemboca em casos como o que aconteceu no passado domingo, em Guimarães, com alguns espetadores a provocarem o jogador dos azuis e brancos com atitudes racistas.

Ao concretizar o seu raciocínio acrescentou: "O que lhe fizeram é uma coisa inqualificável. Mas não me espanta que, havendo comentadores xenófobos e racistas, surjam estas situações. O Marega foi vítima de pessoas que todos os dias são incitadas a ter atitudes xenófobas e racistas. É uma vergonha. Muitas vezes penso se contribui também para isso, porque também fui comentador. Não tenho a consciência completamente tranquila, pois, se calhar, deveria ter saído mais cedo. Talvez tenha percebido tarde o caminho que isto iria tomar. Mas o que se passou em Guimarães com o Marega acontece muitas vezes em painéis televisivos com pessoas que são assumidamente xenófobas e racistas".

pub