Equipas portuguesas conhecem adversários na Europa

por Inês Geraldo - RTP
Fevereiro volta em força com mais futebol europeu Reuters

FC Porto, Benfica e Sporting CP conheceram esta segunda-feira os adversários nas eliminatórias da Liga dos Campeões e Liga Europa. O campeão nacional tem marcado um reencontro com AS Roma, de Itália, e os Leões vão a Espanha defrontar o Villarreal. O Benfica, caído da prova milionária, vai encontrar pela frente o Galatasaray, adversário do FC Porto na fase de grupos da Champions.

Depois de uma fase de grupos onde o FC Porto foi a melhor equipa em termos pontuais (16 pontos na fase de grupos, a igualar o registo da temporada 1996/97), a equipa de Sérgio Conceição ficou a conhecer o adversário nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Pela frente estará a AS Roma, equipa que o FC Porto encontrou no play-off de acesso à liga milionária na temporada 2016/17. Os Dragões passaram com distinção na capital italiana com um triunfo por 3-0 e este ano têm boas hipóteses de seguir para os quartos de final.

Apesar de uma campanha quase perfeita na época passada na Liga dos Campeões, onde chegou às meias-finais (eliminou o Barcelona e caiu frente ao Liverpool), a AS Roma não está a passar por tão grande fulgor, na liga italiana.

Foto: Reuters

A equipa treinada por Eusebio Di Francesco encontra-se no sexto lugar da Serie A, com seis triunfos, o mesmo número de empates e quatro derrotas, estando a 22 pontos da líder Juventus. Na Europa, a Roma ficou no segundo lugar do Grupo G, atrás do Real Madrid, com três vitórias e outras tantas derrotas.

Números que deixam boas indicações para a equipa treinada por Sérgio Conceição, que vai numa série vitoriosa de 13 jogos consecutivos a vencer. A imprensa internacional aponta o FC Porto como o líder que todos os adversários queriam defrontar e caberá a Brahimi, Marega, Corona e companhia provar que a imprensa internacional está errada.

A equipa romana tem grandes jogadores e será necessária atenção redobrada com craques como Edin Dzeko, Justin Kluivert, Lorenzo Pellegrini ou Cengiz Under.
Benfica no inferno turco
Depois de sair da fase de grupos da Liga dos Campeões sem grande brilho, o Benfica volta a disputar a Liga Europa, prova na qual chegou a duas finais nos últimos anos, com Jorge Jesus. A equipa de Rui Vitória vai regressar à Turquia mas agora para defrontar o Galatasaray, já depois de ter deixado pelo caminho o Fenerbahçe, no play-off de acesso à prova milionária.

Foto: Reuters

A equipa de Fatih Terim ficou no terceiro lugar no Grupo do FC Porto, tendo perdido as duas partidas com os Dragões. Os Encarnados parecem ter mais favoritismo na teoria mas terão de saber ultrapassar grandes dificuldades em Istambul, no Turk Telecom Arena, e mostrar melhor futebol no Estádio da Luz.

O Galatasaray encontra-se neste momento no quinto lugar da Superliga Turca, com sete triunfos em 16 jogos, estando a oito pontos da liderança (que pertence ao Basaksehir). À atenção do Benfica, jogadores como Derdyok, Garry Rodrigues, Féghouli ou atletas conhecidos do público português como Maicon ou Fernando Reges.
Villarreal no caminho do Sporting
Os Leões vão a Espanha para defrontar o submarino amarelo. Depois da mudança de treinador, a equipa de Alvalade parece mais confiante e conseguiu seis triunfos nos últimos seis jogos (nas primeiras seis partidas de Marcel Keizer).

Com um bom registo goleador, o Sporting não tem um adversário fácil pela frente mas o Villarreal não está a ter uma boa época. Apesar de não ter sofrido qualquer derrota na Liga Europa, onde somou duas vitórias e quatro empates, num grupo com Rapid Viena, Glasgow Rangers e Spartak de Moscovo, a prestação na Liga Espanhola deixa a desejar.

Foto: Reuters

Depois de disputados 16 jogos na La Liga, o Villarreal está apenas no 17º. lugar, um lugar acima das posições de despromoção. A equipa espanhola venceu apenas por três vezes e soma sete derrotas, contabilizando apenas 15 pontos.

Assim, espera-se um duelo muito interessante e continuando a jogar bom futebol, os Leões têm boas hipóteses de seguirem em frente na Liga Europa, caso o Villarreal mantenha uma toada menos positiva no seu futebol nos próximos dois meses.

Na formação espanhola há que destacar bons jogadores como Carlos Bacca, Santi Cazorla, Pablo Fornals ou Miguel Layún, antigo jogador do FC Porto.
Tópicos
pub