Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

FC Porto e Benfica no jogo do tudo ou nada

por RTP
Lucho e Matic no duelo Benfica-FC Porto em janeiro passado Foto: Hugo Correia/Reuters

O título do campeonato pode ficar decidido já esta noite no Estádio do Dragão, que vai ser o palco do embate entre o FC Porto e o Benfica da 29ª jornada da Liga de futebol. O árbitro do clássico é Pedro Proença, da Associação de Futebol de Lisboa.

É o jogo do tudo ou nada. Ou se decide já esta noite quem é o campeão desta época, ou então vai ser preciso esperar até à última jornada – na próxima semana – para saber quem vai fazer a festa este ano.

Neste momento, as ‘águias’ estão no topo da classificação com 74 pontos, enquanto que os ‘dragões’ estão no segundo lugar com menos dois pontos.

Se o Benfica ganhar no Dragão, está garantido o título. Caso seja o FC Porto a vencer, a formação da Invicta fica com um ponto de vantagem e adia a decisão para a derradeira ronda. Um empate adia também a sentença para a próxima semana, altura em que os ‘encarnados’ recebem o Moreirense e os ‘azuis e brancos’ vão a casa do Paços de Ferreira.

Os pacenses são justamente quem surge a seguir na tabela da Liga, em terceiro lugar, com 53 pontos. Na quarta posição encontra-se o Sporting de Braga, com 49 pontos. Ambos estão na luta pelo terceiro lugar do campeonato. Estoril-Praia, Rio Ave, Sporting, Marítimo e Nacional lutam pelo apuramento para os ‘play-off’ da Liga dos Campeões.

Mais abaixo luta-se pela fuga à descida de divisão. À partida para esta penúltima jornada, Beira-Mar (23 pontos) e Moreirense (21 pontos) estão abaixo da linha de água. Acima, mas perto, estão Olhanense, Gil Vicente, Vitória de Setúbal e Académica.

O FC Porto-Benfica desta noite está marcado para as 20h30. Todos os outros encontros desta ronda decorrem à mesma hora, às 18h15.


Programa da 29.ª jornada da Liga de futebol:


Marítimo -- Vitória Guimarães, 18h15.

Rio Ave -- Gil Vicente, 18h15.

Moreirense -- Vitória Setúbal, 18h15.

Académica -- Paços Ferreira, 18h15.

Estoril -- Beira-Mar, 18h15.

Sporting -- Olhanense, 18h15.

Sporting Braga -- Nacional, 18h15.

FC Porto -- Benfica, 20h30.
pub