FC Porto vence e marca presença na final da Taça da Liga

por Marcos Celso - RTP
Legenda da Imagem Lusa; EPA

A eficácia "azul e branca" foi determinante nesta meia-final, melhor jogada na primeira parte. Brahimi, Marega e Fernando Andrade (FC Porto) e Rafa (Benfica) marcaram e ditaram o resultado final de 3-1 neste jogo em Braga.

Foi uma entrada fulgurante. Ainda não estava decorrido um minuto de jogo e já se tinha assistido a uma oportunidade de golo do FC Porto e a um canto a favor do Benfica, canto esse que originou muito perigo para as redes defendidas por Vaná.

O ritmo intenso manteve-se, com sinal mais para os 'encarnados', embora com maior perigo nas investidas dos 'dragões'. Jogo equilibrado ao passar dos quinze minutos da primeira parte. 

De novo, perigo aos 20'. André Pereira isolou-se mas teve pela frente o guarda-redes Svilar. O mesmo não aconteceu pouco depois. O golo surgiu por Brahimi, num lance em que é Svilar a colocar a bola ao jeito do pé direito do argelino.
  


Pela meia hora de jogo, Rafa empata. O lance teve como protagonista Jardel, que rematou para defesa de Vaná, e, na recarga, Rafa apenas teve de deixar o esférico bater no pé para conseguir o golo. 


Quase logo a seguir, Marega surgiu na área e facilmente fez o segundo do FC Porto, após um cruzamento a abrir a defesa 'encarnada'. Estava melhor no jogo, agora a equipa de Sérgio Conceição.

Ainda antes do intervalo, a polémica desta meia-final. O Benfica marca em jogada rápida de contra ataque, mas o árbitro assinalou fora de jogo, após consulta ao VAR. Muitos protestos neste lance.


No regresso, Carlos Xistra foi muito assobiado. E foi Seferovic a ter um lance claro de golo, mas, face à saída do guarda-redes adversário, a bola saiu ao lado da baliza.


Assistiu-se então a mais luta e menos futebol jogado para os cerca de 22 mil espetadores apreciarem no estádio. As oportunidades de golo foram escassas, com o Benfica a procurar o empate e o FC Porto a espreitar o contra ataque, nomeadamente pelas iniciativas de Brahimi e Marega. 

A cinco minutos do final, Fernando Andrade "matou" o jogo. Lance rápido após passe de Soares e que apanhou o Benfica de surpresa quando estava no ataque.

Os "dragões", que chegam pela terceira vez à final, ambicionam vencer pela primeira vez esta Taça da Liga e estão na final de sábado onde terão pela frente o vencedor do Sp. Braga frente ao Sporting, que se joga esta quarta-feira, às 19:45, em Braga.


  
pub