Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Futebol de Lés a Lés

por Mário Aleixo

Club Sintra Football representa a outra forma de olhar para o futebol.

O Club Sintra Football tem 12 anos de existência e as suas infra-estruturas estão espalhadas por vários locais. É um clube do concelho de Sintra mas “sui generis”.

A equipa principal de futebol disputa a Série D do Campeonato de Portugal e está federado na Associação de Futebol de Lisboa.

Ainda sem campo próprio, o Club Sintra – como é conhecido pelos seus sócios e simpatizantes – treina e joga no complexo desportivo de Oeiras e a sede fiscal está na Abrunheira (Sintra). Sede física, um imóvel, o clube ainda não tem.

Os espetadores, sócios e simpatizantes, são tratados de uma forma singular, como conta nesta edição de Futebol de Lés a Lés, o presidente Diniz Delgado: “Tentamos dar às pessoas o que gostaríamos que nos dessem a nós. Quando está frio, uma mantinha, um chá quente, umas bolachas e uma mantinha enquanto vêm o jogo”.

Uma forma de estar no futebol diferente e que faz com que os jogos do Clube Sintra sejam vistos por “sócios e pessoas de todo o lado”.

Para além disso o clube tem uma ação social assim descrita por Dinis Delgado: “Apoiamos pessoas sem-abrigo com alimentação, habitação e algumas depois ficam a trabalhar connosco, para além de recolhermos animais abandonados”.

Um trabalho dificultado no último ano pelas crescentes exigências que o futebol dá aos responsáveis do clube.

Esta época a equipa integra a série D do Campeonato de Portugal e três palavras do líder chegam para definir os objetivos do clube: “Manutenção pura e dura”.

Dinis Delgado fundador, presidente, delegado ao jogo e muito mais. O homem dos sete ofícios do popular “Sintra”.

pub