I Liga. FC Porto tenta reforçar liderança à 22.º jornada

por Mário Aleixo - RTP
Está à porta mais um fim de semana de emoções futebolísticas RTP

O FC Porto procura reforçar a liderança da I Liga de futebol na receção ao "aflito" Famalicão, numa 19.ª jornada que tem como "cabeça de cartaz" o duelo entre o campeão Sporting e o Sporting de Braga, em Alvalade.

A ronda, a segunda da segunda volta, arranca na sexta-feira com o Benfica, no terceiro lugar a nove pontos dos "dragões", obrigado a vencer em Arouca perante o atual penúltimo classificado do campeonato.

No domingo, o FC Porto fecha a jornada já com conhecimento do resultado de Sporting e Benfica e vai tentar, no mínimo, manter distâncias para os seus dois históricos rivais, num encontro em que é claro favorito a vencer.

Desde o empate (1-1) com os "leões" em Alvalade na quinta jornada, a equipa de Sérgio Conceição só sabe triunfar em partidas da I Liga e vai tentar somar a 14.ª seguida, perante um Famalicão que necessita com urgência de pontos para afastar o fantasma da despromoção.

No FC Porto, Pepe (castigado), Zaidu (ao serviço da Nigéria na Taça das Nações Africanas) e João Mário (lesão) são baixas certas, enquanto Otávio deverá regressar depois de ter cumprido suspensão por acumulação de cartões amarelos.

O Famalicão vai chegar ao Dragão no 15.º posto, apenas dois pontos acima dos lugares de descida, mas já não perde para a I Liga desde dezembro do ano passado, somando uma vitória e três empates, um deles no terreno do Sporting de Braga (2-2).

Já esta temporada, a equipa agora liderada por Rui Pedro Silva esteve perto de tirar pontos ao FC Porto, no jogo da primeira volta, no desaire por 2-1. Nesse encontro, a equipa da casa festejou o empate nos descontos, mas o golo acabou invalidado pelo videoárbitro.

Alvalade é "cabeça de cartaz"

No sábado, Sporting e Sporting de Braga protagonizam o jogo "grande" da ronda, em novo embate entre os dois clubes que terminaram a última temporada com títulos. Os "leões" conquistaram o campeonato e Taça da Liga, enquanto os minhotos ficaram com a Taça de Portugal.

Já esta época, a equipa de Rúben Amorim venceu por duas vezes a formação de Carlos Carvalhal, primeiro na Supertaça (2-1) e depois na parte inicial da I Liga (2-1 no Minho).

A três pontos do FC Porto, o Sporting vem de um motivador triunfo em Vizela (2-0) e está obrigado a somar nova vitória para continuar na luta pela revalidação do título nacional, algo que não acontece desde os anos 50 do século passado.

Depois de dois meses de paragem, devido a lesão, Jovane Cabral poderá regressar às opções de Amorim, enquanto Pedro Porro continua ausente com problemas físicos.

Do lado do Sporting de Braga, que não vence há dois jogos, a equipa de Carlos Carvalhal viaja para Lisboa depois de um surpreendente desaire caseiro com o Marítimo (1-0), que deixou ainda mais longe a esperança de poder chegar ao terceiro lugar e a uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

"Águias" correm atrás do prejuízo

A ronda arranca na sexta-feira com o Benfica a tentar esquecer o empate caseiro com o Moreirense (1-1) e manter alguma expetativa na luta pelo título. Para isso, a equipa de Nélson Veríssimo tem obrigatoriamente que bater o Arouca e depois, no ‘sofá’, torcer por uma "escorregadela" de FC Porto e Sporting.

O brasileiro Everton, que esteve infetado com o coronavírus e falhou a partida com os cónegos, deverá regressar naquele que será o primeiro jogo dos encarnados em Arouca desde 2016.

Na primeira volta, com Jorge Jesus no comando, o Benfica venceu na Luz por 2-0.

Duelos com UEFA à vista

Nesta jornada, no domingo, destaque ainda para os dois embates entre equipas que estão na luta pelo acesso às competições europeias da próxima temporada. O Vitória de Guimarães, oitavo classificado, recebe o Estoril-Praia, sexto, e o Gil Vicente, quinto, defronta em Barcelos o Portimonense, sétimo.

No mesmo dia, o Marítimo, nono, poderá tirar partido desses dois encontros para se intrometer na luta "europeia", tendo para isso de somar o quarto triunfo consecutivo na competição, na receção ao lanterna-vermelha, Belenenses SAD.

Programa da 19.ª jornada:

- Sexta-feira, 21 jan:

Arouca – Benfica, 19h00

Paços de Ferreira – Boavista, 21h15

- Sábado, 22 jan:

Moreirense – Santa Clara, 15h30

Tondela – Vizela, 18h00

Sporting – Sporting Braga, 20h30

- Domingo, 23 jan:

Marítimo – Belenenses SAD, 15h30

Vitória Guimarães – Estoril Praia, 15h30

Gil Vicente – Portimonense, 18h00

FC Porto – Famalicão, 20h30

pub