I Liga. Sporting procura na receção ao Santa Clara alargar vantagem no topo

por Mário Aleixo - RTP
Na próxima jornada da I Liga não faltam motivos de interesse RTP

O líder do campeonato Sporting procura, na sexta-feira, destacar-se ainda mais sobre a concorrência na corrida ao título de campeão de futebol, na receção ao Santa Clara, numa 22.ª jornada que encerra com um escaldante dérbi minhoto.

Líderes, invictos e com uma margem que parece oferecer conforto face aos mais diretos perseguidores, os "leões" vêm de um nulo (0-0) no clássico com o FC Porto, que serviu para manter a vantagem de 10 pontos sobre os "dragões", entretanto ultrapassados pelo Sporting de Braga, que reduziu para nove a diferença para os verdes e brancos.

A partir das 20h45, a formação comandada por Rúben Amorim, que soma 55 pontos, recebe o sétimo colocado, Santa Clara (28), e, caso alcance o 18.º triunfo na prova, ficará, provisoriamente, a 12 dos bracarenses (46), a 13 dos "dragões" (45) e a 16 do Benfica (42), que é quarto.

Pela frente, o Sporting terá um Santa Clara que continua a fazer uma época bastante positiva e que na última ronda se impôs ao surpreendente Paços de Ferreira (3-0), além de somar apenas um desaire nos derradeiros cinco encontros fora dos Açores.

FC Porto quer regressar às vitórias

De resto, serão os pacenses a abrir a jornada, às 18h30, com a receção ao Nacional (12.º), na qual vão tentar reagir à derrota com os açorianos e consolidar o quinto lugar. O conjunto comandado por Pepa soma 38 pontos, mais três do que o Vitória de Guimarães, e poderá colocar pressão no Benfica, que apenas entrará em campo na segunda-feira.

Depois de ter perdido o segundo lugar para o Sporting de Braga, o FC Porto tem a possibilidade de o recuperar, ainda que à condição, no sábado (1800), no campo do Gil Vicente (15.º), onde em janeiro assegurou a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal (2-0).

Os portistas não perdem no campeonato desde a sexta jornada, porém quebraram nos últimos cinco jogos na competição, somando apenas um triunfo e cedendo quatro empates, que contribuíram para um fosso ainda maior para o Sporting.

Também no sábado, Portimonense e Tondela defrontam-se no Algarve (15h30) e os aflitos Boavista e Famalicão, último e antepenúltimo, respetivamente, jogam no Bessa (20h30), enquanto no domingo, disputam-se o Marítimo-Moreirense (17h30) e o Rio Ave-Farense (20h00).

Benfica e SC Braga atentos aos rivais

O Benfica, que regressou às vitórias na ronda transata, diante do Rio Ave, entra em campo na segunda-feira, com uma visita ao Estádio Nacional, onde vai encontrar o Belenenses SAD, em jogo agendado para as 20h15.

Sem vencer qualquer jogo fora de casa para a I Liga neste ano civil, ou seja, nos último cinco longe da Luz, a formação liderada por Jorge Jesus enfrentará um adversário que não perdeu nenhum dos últimos quatro encontros no seu campo (duas vitórias e dois empates), tendo, inclusive, tirado pontos ao candidato FC Porto.

A cortina da 22.ª jornada fecha-se na terça-feira, com um duelo entre rivais minhotos, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, num horário pouco convencional (21h45).

Se os "arsenalistas" querem manter-se na vice-liderança, os vitorianos esperam tirar partido de um eventual deslize do Paços de Ferreira para se acercarem dos lugares europeus, ainda que nos últimos 17 anos apenas por uma vez tenham vencido no terreno dos bracarenses para o campeonato (2016/17).
pub