II Liga. Leixões sofre para empatar frente ao Chaves

por Mário Aleixo - RTP
O Leixões teve de sofrer para conquistar o empate frente ao Chaves D.R.

Leixões e Desportivo de Chaves empataram 1-1, em Matosinhos, numa partida da 19.ª jornada da II Liga de futebol, que terminou com os locais em dificuldades para segurar a igualdade.

Os leixonenses aproveitaram um erro e marcaram primeiro por Sapara, aos 21 minutos, tendo João Teixeira, que foi o melhor em campo, empatado, aos 65 minutos, através de remate cruzado com o pé esquerdo.

Com três centrais sempre que tinham de defender, os leixonenses investiram em saídas rápidas para o ataque com o apoio dos seus laterais consoante o lado escolhido para tentar chegar à baliza de Paulo Vitor.

O Chaves apresentou um futebol apoiado e explorou mais vezes o corredor esquerdo do seu ataque e algumas liberdades que o Leixões lhe concedeu aí, onde o lateral Pastor andou várias vezes à deriva face a Wellington e a João Teixeira e sentiu ainda falta de apoio de Fabinho.

Sapara fez o 1-0 aos 21 minutos, após um erro cometido pelo Chaves perto da sua área na saída para o ataque. Num lance de insistência, a bola sobrou para Ben Hassan, que a devolveu a Sapara, que rematou colocado e marcou.

O Chaves, que vinha de uma série de quatro vitórias consecutivas, três delas fora de casa, manteve a sua abordagem, mas não conseguiu criar grande perigo junto à baliza de Stefanovic e o Leixões procurou correr poucos riscos, apostando mais no contra-ataque.

Sapara, por duas vezes (56 e 63 minutos), teve o segundo golo ao seu alcance, mas seria o Chaves a empatar aos 65. João Teixeira acorreu a um cruzamento da direita e, no lado contrário, atirou com o pé esquerdo, batendo Stefanovic.

A partir daí o Chaves tomou conta do jogo pressionou e instalou-se no meio-campo contrário e o Leixões caiu a pique e sentiu enormes dificuldades para segurar a igualdade.

Bruno Langa rematou ao poste direito da baliza leixonense (72) e Stefanovic negou o "bis" a João Teixeira com uma grande defesa para canto (79) e voltou a ser decisivo aos 89, com nova grande intervenção, com o Leixões encolhido junto da sua baliza e o Chaves muito perto do segundo golo.

O resultado permitiu ao Leixões subir do 14.º para o 12.º lugar na tabela classificativa, tendo agora 22 pontos, sendo que o Chaves saltou do nono para o sétimo posto, com 27 pontos.
pub