Júlio Mendes quer perpetuar as origens do Vitória de Guimarães

por Mário Aleixo - RTP
A gala dos conquistadores homenageou antigas figuras do clube vitoriasc.pt

O presidente do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, revelou, na noite de segunda-feira, a intenção de "assinalar condignamente" o lugar onde o emblema da I Liga portuguesa de futebol provavelmente nasceu.

O presidente vitoriano citou um texto do historiador vimaranense António Amaro das Neves para dizer que não há "margens para grandes dúvidas" que o clube, oficialmente fundado em 22 de setembro de 1922, surgiu na então Chapelaria Macedo, propriedade do primeiro presidente do clube, António Macedo Guimarães, e prometeu valorizar esse lugar, no largo do Toural.

"A confirmarem-se tais fontes, fica o compromisso de, reunidos os consensos necessários, assinalarmos condignamente o local de nascimento do Vitória Sport Clube", reiterou, no discurso proferido durante a sétima edição da gala do clube, decorrida no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães.


Necessidade de crescer
Nesse discurso, o dirigente reafirmou a necessidade da instituição acabar com o "estrangulamento" que sente na academia de futebol - tem três relvados naturais e três sintéticos -, de forma a garantir "as melhores condições para atrair e desenvolver talento".

Júlio Mendes já propôs, como soluções, a construção de uma infraestrutura que complemente a atual, em parceria com a Câmara de Guimarães, mas também da venda do complexo desportivo para poder financiar um novo, e sublinhou que o Vitória não pode "viver encostado ao orgulho de ter sido o primeiro clube português a ter uma academia" - ficou completa em 1997.
Equipa principal evolui
Antes da gala, o responsável máximo dos vitorianos realçou que a equipa de futebol, atual quinta classificada da I Liga, com 18 pontos, está a crescer de forma "segura e sustentável" e, questionado sobre eventuais mudanças no 'mercado de inverno', disse estar apenas focado "em ganhar todos os jogos até janeiro".

"Isso é que tem de ser a nossa preocupação. Quando chegarmos a janeiro, vamo-nos debruçar sobre essa matéria. Com certeza, seremos eficientes como temos sido noutras épocas", sublinhou.
Liga das Nações e gala
No final do discurso, Júlio Mendes prometeu ainda que Guimarães vai estar ao nível da "exigência" organizativa que impõe a final a quatro da Liga das Nações em Guimarães - o Estádio D. Afonso Henriques vai receber a meia-final entre Holanda e Inglaterra, em 6 de junho, e a atribuição dos terceiro e quarto lugares, em 9 de junho.

Durante a gala, o Vitória atribuiu 13 distinções, tendo, por exemplo, agraciado os futebolistas Pedro Henrique e Tyler Boyd, o treinador Vítor Campelos, que, na época passada, orientou a equipa B, na II Liga, o futebolista Moreno e o basquetebolista Paulo Cunha, que terminaram as respetivas carreiras no ano anterior.

O clube distinguiu ainda três antigos presidentes, já falecidos - Egídio Pinheiro, Antero Henriques da Silva Júnior e Gil Mesquita - e entregou, pela primeira vez, emblemas de 75 anos de filiação, aos sócios Joaquim Barroso, Fernando Machado e José Luís Fernandes.
pub