Leixões tira do banco a vitória frente ao Trofense

por Mário Aleixo - RTP
O Leixões arrancou o triunfo já perto do final do jogo D.R.-Facebook do Trofense

O guineense Agostinho entrou aos 82 minutos e marcou o golo com que o Leixões bateu, em casa, o Trofense por 1-0, no jogo que fechou a segunda jornada da II Liga portuguesa de futebol.

Depois de um empate fora com o Penafiel (0-0), o Leixões aproveitou o fator casa, deu tudo para ficar com os três pontos, criou várias ocasiões de golo e foi premiado pela sua ambição e inconformismo.

Miguel Ângelo, que também saltou do banco para o jogo, mas aos 60 minutos, começou a construir o golo leixonense com o seu pé esquerdo e serviu Fabinho, antes de este, por sua vez, assistir Agostinho, que atacou a bola com a cabeça, marcou e fez justiça.

O Leixões foi quase sempre melhor do que o Trofense e fez o necessário para marcar até mais do que um golo durante a primeira parte, mas esteve mal na finalização.

O Trofense, que ficou reduzido a 10 jogadores aos 34 minutos, devido à expulsão do seu capitão, Vasco Rocha, sentiu problemas sempre que o opositor atacou pelos corredores e também deu pouco trabalho à defesa e ao guarda-redes contrário.

Kiki foi o grande motor do ataque leixonense até ao intervalo e logo aos dois minutos cruzou para João Oliveira, que, porém, chegou atrasado e atirou para fora.

A baliza do Trofense voltou a estar em perigo depois de outro cruzamento, este de João Amorim e do flanco direito, aos 10 minutos e com este lance terminou o ascendente inicial do Leixões.

Os visitantes conseguiram depois reagir e lançar alguns ataques promissores, mas por pouco tempo, e foi o Leixões que mais uma vez esteve perto de marcar em duas ocasiões consecutivas aos 15 minutos.

Okitokandjo arranjou tempo e espaço na área leixonense para rematar, assustar Beunardeau e ganhar um canto e, daí até o intervalo, só deu Leixões, com Kiki em foco com as suas arrancadas pelo corredor esquerdo e cruzamentos para João Oliveira, que se destacou pela sua desinspiração.

O Trofense melhorou na segunda parte e o Leixões perdeu algum do fulgor exibido no primeiro tempo e tudo ficou mais complicado para a equipa de Matosinhos quando Paulo Alves viu o segundo amarelo aos 53 minutos e foi expulso também.

O treinador leixonense fez três substituições aos 70 minutos, substituiu Kiki, já esgotado pelas suas acelerações e grande mobilidade, por Agostinho aos 82 minutos e foi bem sucedido com as mexidas efetuadas, pois o golo teve a assinatura de duas unidades saídas do banco.

Miguel Ângelo iniciou a jogada do golo, Fabinho prosseguiu-a e Agostinho, natural da Guiné-Bissau, concluiu-a com um golpe de cabeça oportuno, materializando assim o grande investimento que o Leixões efetuara em busca do golo.


pub