"Os Pelezinhos" superam expetativas no regresso do futebol de formação

por Lusa
O campo municipal da Várzea é a oficina de centena e meia de jovens atletas D.R.-Facebook

O Clube Desportivo “Os Pelezinhos” regressou aos treinos com uma adesão que superou as expetativas dos responsáveis do emblema que é referência no futebol de formação em Setúbal.

No campo municipal da Várzea, onde se apresentaram cerca de 150 jovens dos petizes (nascidos em 2014/15) aos juniores (2002/03), que tiveram resultados negativos à covid-19, o presidente José Pereira estava radiante por voltar a ver a bola a rolar, mas confessou que chegou a duvidar que o regresso fosse possível.

Sinto uma alegria enorme por vê-los aqui. É um momento com que todos sonhávamos há muito tempo. Depois de todas as incertezas, constato que este reinício foi melhor do que aquele que cheguei a temer depois de termos tido no início da época uma redução de quase 100 miúdos inscritos na Associação de Futebol de Setúbal”, lembrou.

Pedro Ramos, treinador dos iniciados A de “Os Pelezinhos”, não tem dúvidas de que, aliado à questão da segurança dada pelos testes, a possibilidade de regresso da competição contribuiu para que a quebra no número de atletas não se verifique no escalão que orienta.

Por só se poder treinar depois de realizados os testes à covid-19, todos os jogadores, pais, treinadores e dirigentes, se se sentem mais seguros. A perspetiva do regresso da competição também dá alento aos miúdos. Em iniciados A (nascidos em 2006), acho que vou ter os mesmos, ou até mais, jogadores”, disse.

A cumprir o seu primeiro ano de júnior, Miguel Castro, de 17 anos, estava “feliz” por rever os seus colegas e voltar a treinar dentro das quatro linhas, mas confidenciou, antes de começar o treino a que a agência Lusa assistiu, estar cético sobre as vantagens que o regresso da competição terá para si.

No meu caso, sinceramente, não sei se vale a pena. Sou adolescente e, depois de tanto tempo de confinamento, não quero perder o verão para competir. Além disso, tenho como objetivo entrar no ensino superior”, vincou o estudante do 12.º ano da Escola Secundária Bocage, que se vai candidatar ao curso de Gestão de Sistemas Informação, do Instituto Politécnico de Setúbal.

O presidente da direção José Pereira, acompanhado pelo líder da Assembleia Geral Virgílio Ribeiro, frisou que só com o esforço de todos os envolvidos, a começar pelos encarregados de educação dos jovens atletas, foi possível reatar os treinos numa altura em que outros emblemas vizinhos não o fizeram nem vão fazer.

Infelizmente, tenho conhecimento de outros clubes da cidade que desistiram. No nosso caso, estamos aqui porque os pais se dispuseram a pagar 12,50 euros por cada teste à covid-19 que realizámos no sábado (102 a jogadores e dois a treinadores)”, disse.

pub