Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

PJ admite manter investigação sobre transferência de Lucho

por RTP
Legenda da Imagem Reuters

Pinto da Costa foi inquirido - na qualidade de testemunha - pela Polícia Judiciária nas instalações da SAD do FC Porto sobre a transferência de Lucho González, que está a ser investigada pelas autoridades francesas. Fernando Gomes, presidente da FPF e antigo administrador da SAD, deverá ser também ouvido nas investigações.

A Policia Judiciária (PJ) admitiu esta terça-feira a realização de mais diligências na investigação à transferência do futebolista argentino Lucho González do FC Porto para o Marselha, depois de concluídas as buscas à SAD 'azul e branca'. Assim, e segundo apurou a RTP, também o atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que na altura dos factos agora investigados exercia a função de administrador na SAD do FC Porto, será também ouvido pelas autoridades.

Fonte oficial da PJ disse terça-feira à Lusa que as buscas aos 'dragões' decorreram da receção de uma carta rogatória das autoridades francesas, recebida há alguns meses. A mesma fonte acrescentou que em causa está a investigação à transferência de um jogador e dos proventos dela decorrentes.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP) acrescentou que "foram igualmente inquiridas, como testemunhas, pessoas que tiveram ou têm ligações à SAD do FC Porto".

"Em execução de um pedido de cooperação judiciária internacional recebido das autoridades francesas, o Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto ordenou, hoje, a realização de diversas diligências, designadamente buscas na SAD do FC Porto", lê-se no comunicado da PGDP.

O documento acrescenta que "estas diligências, nas quais o Ministério Público foi coadjuvado pela Polícia Judiciária, foram também acompanhadas, ao abrigo dos instrumentos legais de cooperação, por dois elementos das autoridades francesas" e que "a carta rogatória em questão está em segredo de justiça".

A RTP adiantou, durante a tarde, que a saída de Lucho González rumo ao Marselha, em 2009, estaria na base desta operação das autoridades, que investigam uma eventual fraude fiscal por parte do clube francês.  

A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD veio informar a meio da tarde, e por sua iniciativa, que estava a ser alvo de buscas por parte das autoridades, tendo referido, em comunicado colocado no site oficial, que estava a colaborar desde manhã com as autoridades portuguesas e francesas no sentido de dar cumprimento a essa carta rogatória proveniente da justiça francesa, relativa a uma transferência, sem, no entanto, revelar de que jogador ou qual o clube envolvidos na transação.

O jornalista da RTP Pedro Teichgräber esteve no local - no exterior do estádio do Dragão - e resumiu o essencial das informações sobre este caso.

Lucho González, também apelidado de "El Comandante", assinou em 2009 um contrato por quatro temporadas, regressou ao FC Porto em 2012. A comunicação social falava na altura em verbas a rondar os 18 milhões de euros, com a operação a atingir os 24 milhões em função do rendimento desportivo, naquela que foi, até aquele momento, a compra mais cara de sempre do Marselha. 

O antigo capitão dos 'dragões' alinha atualmente nos brasileiros do Atlético Paranaense.




pub