Rui Costa sobre Enzo. "A escolha foi não ficar no Benfica"

por Marcos Celso - RTP

"Foi sempre nossa intenção ficar com o Enzo, desde o primeiro dia. Fomos obrigados a fazer pela cláusula de rescisão", refere Rui Costa.

O presidente do Benfica foi entrevistado, esta quinta-feira, na BTV e veio a público eclarecer os contornos da saída de Enzo Fernández mesmo a terminar o mercado de inverno de transferências.

Segundo disse Rui Costa, a sua direção foi obrigada a realizar o negócio pela cláusula de rescisão e a saída do médio, de 22 anos, para o Chelsea, tornou-se inevitável num negócio de 121 milhões de euros (ME).

"Tudo foi feito para que a venda do Enzo não fosse feita. Consciência tranquila e estou tão triste como qualquer adepto do Benfica. Tentámos de tudo. O Enzo desde sempre mostrou vontade de não ficar no Benfica", salientou.

"O valor da cláusula é o compromisso entre clube e jogador para que, chegando uma proposta nesse sentido, o jogador possa dizer que quer sair", facto que inviabilizou a permanência do jogador argentino em Portugal. Rui Costa revelou que o Chelsea "voltou dois dias antes do fim do mercado. O jogador desde início mostrou vontade de sair. Foi feita uma proposta de melhoria de salário. Metade da proposta do Chelsea era inviável para nós".

O presidente "encarnado" refere também que o valor da cláusula "não obriga a que tudo seja pago no imediato". O jogador campeão mundial no Catar quis mesmo sair do Benfica. Rui Costa diz que Enzo "ficou intransigente" e que não mostrou abertura, mesmo numa proposta de empréstimo que permitisse ao jogador ficar no Benfica até final da época.

Face ao cenário descrito, o presidente do Benfica entende que "ele não poderia continuar no Benfica. Aqui entra o adepto, o presidente e o homem de balneário. Como adepto eu não queria mais o Enzo como jogador. Como presidente, ele não poderia continuar. Decidi que ele tinha de sair."

Ainda a imagem de Enzo a marcar um golo recentemente com a camisola do Benfica leva Rui Costa a tecer o seguinte comentário: "Compromisso com o Benfica não é bater no peito". Assim, e perante este exemplo de Enzo, o presidente do clube lisboeta quer que " no Benfica, vale até para a formação, só estarão jogadores que sintam orgulho em estar no Benfica".

Enzo Fernández chegou ao Benfica em meados de julho de 2022, proveniente do River Plate, por 10 ME, aos quais podiam acrescer oito milhões por objetivos.

A transferência de Enzo bateu todos os recordes e é a venda mais alta de um clube português, à frente da transferência de João Félix, que se mudou por 120 ME do Benfica para o Atlético de Madrid, em 2019.

Este super negócio do futebol é também a transação mais elevada da história da Premier League, superando a de Jack Grealish, que foi contratado pelo Manchester City ao Aston Villa, por 117 ME, em 2021.

Enzo foi mesmo o melhor jogador jovem do Mundial2022 e fez 29 jogos ao serviço do Benfica e marcou quatro golos.


pub