Sporting de Braga vence no terreno do rival Vitória de Guimarães

por Lusa
Legenda da Imagem Lusa

O Sporting de Braga venceu hoje no terreno do rival Vitória de Guimarães, por 2-0, para a 11.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, após dois jogos sem vencer na competição.

Paulinho, aos 24 minutos, e o brasileiro Galeno, aos 71, marcaram os golos dos bracarenses, que subiram ao nono lugar, com 15 pontos.

O Vitória de Guimarães, que somou o segundo encontro sem vencer, depois do empate no recinto do vizinho Moreirense (1-1), permanece no quinto lugar, com 16.

             Sporting de Braga domina em 'toda a linha' 

Após dois jogos sem vitórias, os 'arsenalistas' triunfaram de forma concludente na 'casa' do rival minhoto com golos de Paulinho (24 minutos) e de Galeno (71), que materializaram o domínio de uma equipa que 'manietou' a ação ofensiva adversária, que ganhou quase todas as bolas divididas no meio-campo e foi várias vezes perigosa no ataque.

Com o seu quarto triunfo em Guimarães nas últimas cinco épocas, o Sporting de Braga ascendeu ao nono lugar, com 15 pontos, menos um do que o Vitória de Guimarães, ainda quinto classificado.

Com Florent, Al Musrati e Denis Poha a surgirem como 'novidades' face ao 'onze' do empate com os ingleses do Arsenal, para a Liga Europa (1-1), a turma vitoriana dispôs da primeira situação de perigo, a sua única no desafio, aos dois minutos, quando Tapsoba apareceu solto na área contrária após canto, mas cabeceou ao lado.

A formação bracarense, precisamente a mesma que alinhou no triunfo caseiro sobre os turcos do Besiktas (3-1), para a mesma prova europeia, demorou pouco a responder, num lance parecido, em que Paulinho cabeceou ao lado em posição frontal à baliza, e assumiu doravante as 'rédeas' da partida.

Pressionante sobre o adversário na hora de defender e rápida na hora de atacar, com tabelas precisas, a equipa treinada por Ricardo Sá Pinto ganhou claramente a 'batalha' do meio-campo e apareceu várias vezes com perigo junto à área até 'inaugurar o marcador'.

Depois de Ricardo Horta ter permitido a defesa a Douglas numa 'emenda' aparentemente fácil para a baliza, após passe de Galeno, aos 10 minutos, os bracarenses continuaram mais confortáveis sobre o relvado e Paulinho, que já antes falhara, não 'perdoou' num remate em zona frontal, já no interior da área, assistido por Esgaio.

Em vantagem, os 'arsenalistas' recuaram no terreno e começaram a jogar na expetativa, mas fizeram-no bem até ao intervalo, 'cortando' várias linhas de passe aos vimaranenses, cujo ataque se resumiu aos esforços de Victor Garcia, que saiu lesionado ao intervalo para o lugar de Rochinha, e de Marcus Edwards pela ala direita.

A equipa treinada por Ivo Vieira tentou assumir o jogo na segunda parte, mas fê-lo sempre de forma atabalhoada, característica que se revelou fatal para o segundo golo sofrido: depois de três bolas perdidas a tentar sair a jogar na defesa, a bola sobrou para Galeno, que, à entrada da área, atirou rasteiro e cruzado para um golo em que Douglas foi mal batido, aos 71.

Nos 20 minutos finais, os vimaranenses instalaram-se no meio-campo contrário, mas sem conseguir 'furar' a retaguarda bracarense, comandada por dois centrais, Bruno Viana e Wallace, que 'cortaram' os muitos cruzamentos enviados para a área.




pub