Sporting-FC Porto: `Dragões` perderam só uma das últimas quatro visitas a Alvalade para a Taça

| Futebol Nacional

Legenda da Imagem
|

O FC Porto, que venceu o Sporting na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal de futebol, tem apenas uma derrota nas últimas quatro deslocações ao Estádio José Alvalade para a prova 'rainha'.

O triunfo por 1-0, no primeiro jogo, deixou os 'dragões' em vantagem para a visita ao recinto 'leonino', onde, em 15 partidas, registaram seis derrotas, oito empates e um triunfo.

Contudo, nos últimos cinco encontros em Alvalade, os 'dragões' só perderam na temporada 1995/96, graças a um golo de Afonso Martins, que confirmou a passagem dos 'leões' à final, depois da igualdade 1-1 registada no Estádio das Antas.

Em 1983/84, os dois rivais empataram 1-1 em Alvalade, mas o FC Porto viria a vencer a segunda partida, em casa, por 2-1, carimbando o 'passaporte' para o Jamor.

Por outro lado, em 1991/92, os 'dragões', comandados por Carlos Alberto Silva, foram ao terreno 'verde e branco' vencer por 1-0, nos oitavos de final da Taça, com um golo do avançado internacional búlgaro Emil Kostadinov.

Já a decisão da prova 'rainha' de 1993/94 teve de ser decidida em dois jogos, devido ao 'nulo' (0-0) que se registou no Jamor. No segundo encontro, os portistas saíram do Estádio Nacional com um triunfo (2-1) e com o troféu, tendo o central Aloísio apontado o tento decisivo no início do prolongamento.

Mais recentemente, em 2008/09, o sorteio da Taça ditou um clássico logo na quarta eliminatória e, depois dos golos de Liedson (Sporting) e Hulk (FC Porto), a partida seria resolvida a favor do FC Porto no desempate por grandes penalidades.

Contudo, o primeiro embate no terreno do Sporting remonta à temporada 1943/44. No antigo Stadium de Lisboa, uma igualdade (3-3) serviu as intenções do FC Porto, que uma semana antes tinha batido o conjunto de Alvalade, por 2-0, no Estádio do Lima.

Sporting e FC Porto jogam na quarta-feira a segunda mão das meia-final da Taça de Portugal, a partir das 20:30, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

A informação mais vista

+ Em Foco

Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

    Em Cuba, os Castro passam o testemunho do poder, que mantiveram durante quase 60 anos.

    Porto Santo tem em curso um projeto para se transformar na primeira ilha do planeta livre de combustíveis fósseis.

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.