Sporting na final frente ao FC Porto

por Marcos Celso - RTP
Renan foi herói na baliza Lusa; EPA

Apenas as grandes penalidades ( 4-3) deram ao Sporting a passagem à final de sábado da Taça da Liga, num jogo em que defrontará o FC Porto. A decisão dos penáltis chegou após o empate a uma bola.

Início da partida com sabor a golo. O marcador foi inaugurado aos 2 minutos num centro milimétrico para a cabeça de Dyego Sousa. Equipas algo cautelosas com o Sp. Braga a instalar-se no meio campo 'leonino'.



Apenas perto dos 20' é que o Sporting surgiu com perigo na área de Marafona, numa jogada que deu canto aos 'leões'. Um momento a partir do qual o Sporting tentou comandar o jogo, ter mais posse de bola e alcançar o empate. E foi num canto, aos 36', que o gigante Coates chegou de cabeça onde os defesas adversários não chegaram, fazendo o 1-1.



A polémica regressou com o intervalo. Golo anulado a João Novais, do Sp. Braga, após consulta ao VAR (videoárbitro). A cautela e o calculismo voltaram a apoderar-se das duas formações, embora com os 'arsenalistas' um pouco mais inconformados.

Já após os 60 minutos, dois "coelhos" a sair da cartola dos treinadores. Paulinho no SC Braga e Bas Dost no Sporting, dois goleadores que podiam mudar e resolver o jogo. 

Aos 75', um remate perigoso de João Novais a dar canto. Daqui saiu um cabeceamento à barra da baliza de Renan. Insistia mais no ataque o Sp. Braga. 


Aproximava-se o fim do jogo, as grandes penalidades estavam cada vez mais perto de decidir o segundo finalista da Taça da Liga. O jogo mantinha-se equilibrado perto dos 90', mas ainda faltava jogar até aos 96 minutos. Período em que os 'leões' até podiam ter marcado por duas vezes, mas Marafona esteve à altura. Apito final e seguiam-se as grandes penalidades.

O equilíbrio manteve-se nesta fase, com o Sporting a marcar quatro de sete penáltis, contra três dos bracarenses.

Pela quarta vez na final, o Sporting vai defrontar no sábado o FC Porto, que na terça-feira venceu o Benfica, por 3-1.
pub