PJ admite manter investigação sobre transferência de Lucho

por RTP
Legenda da Imagem Reuters

Pinto da Costa foi inquirido - na qualidade de testemunha - pela Polícia Judiciária nas instalações da SAD do FC Porto sobre a transferência de Lucho González, que está a ser investigada pelas autoridades francesas. Fernando Gomes, presidente da FPF e antigo administrador da SAD, deverá ser também ouvido nas investigações.

A Policia Judiciária (PJ) admitiu esta terça-feira a realização de mais diligências na investigação à transferência do futebolista argentino Lucho González do FC Porto para o Marselha, depois de concluídas as buscas à SAD 'azul e branca'. Assim, e segundo apurou a RTP, também o atual presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, que na altura dos factos agora investigados exercia a função de administrador na SAD do FC Porto, será também ouvido pelas autoridades.

Fonte oficial da PJ disse terça-feira à Lusa que as buscas aos 'dragões' decorreram da receção de uma carta rogatória das autoridades francesas, recebida há alguns meses. A mesma fonte acrescentou que em causa está a investigação à transferência de um jogador e dos proventos dela decorrentes.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral Distrital do Porto (PGDP) acrescentou que "foram igualmente inquiridas, como testemunhas, pessoas que tiveram ou têm ligações à SAD do FC Porto".

"Em execução de um pedido de cooperação judiciária internacional recebido das autoridades francesas, o Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto ordenou, hoje, a realização de diversas diligências, designadamente buscas na SAD do FC Porto", lê-se no comunicado da PGDP.

O documento acrescenta que "estas diligências, nas quais o Ministério Público foi coadjuvado pela Polícia Judiciária, foram também acompanhadas, ao abrigo dos instrumentos legais de cooperação, por dois elementos das autoridades francesas" e que "a carta rogatória em questão está em segredo de justiça".

A RTP adiantou, durante a tarde, que a saída de Lucho González rumo ao Marselha, em 2009, estaria na base desta operação das autoridades, que investigam uma eventual fraude fiscal por parte do clube francês.  

A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD veio informar a meio da tarde, e por sua iniciativa, que estava a ser alvo de buscas por parte das autoridades, tendo referido, em comunicado colocado no site oficial, que estava a colaborar desde manhã com as autoridades portuguesas e francesas no sentido de dar cumprimento a essa carta rogatória proveniente da justiça francesa, relativa a uma transferência, sem, no entanto, revelar de que jogador ou qual o clube envolvidos na transação.

O jornalista da RTP Pedro Teichgräber esteve no local - no exterior do estádio do Dragão - e resumiu o essencial das informações sobre este caso.

Lucho González, também apelidado de "El Comandante", assinou em 2009 um contrato por quatro temporadas, regressou ao FC Porto em 2012. A comunicação social falava na altura em verbas a rondar os 18 milhões de euros, com a operação a atingir os 24 milhões em função do rendimento desportivo, naquela que foi, até aquele momento, a compra mais cara de sempre do Marselha. 

O antigo capitão dos 'dragões' alinha atualmente nos brasileiros do Atlético Paranaense.




pub