Grande Reportagem Antena1: “Vizinhos perigosos”

| Grande Reportagem
Grande Reportagem Antena1: “Vizinhos perigosos”

Foto: Antena1

Como é viver paredes-meias com um crime ambiental com quase 20 anos? Nas antigas minas de São Pedro da Cova, Gondomar, ainda há toneladas de resíduos perigosos por remover. Os habitantes vivem preocupados, mas habituaram-se a morar ao lado do perigo.

Em São Pedro da Cova, mais de 100 mil toneladas de resíduos perigosos continuam enterrados nas escombreiras das antigas minas. O governo prometeu limpar a zona ainda este ano, mas o caso arrasta-se em tribunal, porque o concurso internacional de adjudicação da empreitada, foi impugnado por uma das empresas que perdeu a operação de despoluição.

Os moradores vivem preocupados, mas habituaram-se a morar ao lado do perigo.

Em declarações à Antena1, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, diz que o problema dos resíduos de São Pedro da Cova tem de ser revolvido, apesar de não haver perigo imediato de contaminação das águas subterrâneas.

“Vizinhos Perigosos" é uma Grande Reportagem de Cláudia Aguiar Rodrigues.

A informação mais vista

+ Em Foco

Um "cemitério de dinossauros" descoberto na Argentina, com 220 milhões de anos apresenta fósseis de uma dúzia de animais.

    Um dia que ficará para a história. O dia em que um dos monumentos mais emblemáticos do Mundo foi apanhado pelo fogo.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.