Bruxelas estima que economia afunde entre 2% e 4% este ano

por Lusa

A Comissão Europeia espera que a economia da Grécia caia entre 2% e 4% este ano, agravando a queda do PIB face aos 0,5% que eram previstos em maio, aquando da divulgação das previsões da primavera.

O agravar das previsões de Bruxelas para a economia grega consta de um relatório da Direção-Geral de Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia, com data de 10 de julho, elaborado após o Governo liderado por Alexis Tsipras ter pedido oficialmente um novo programa de resgate a três anos.

A confirmar-se, isto significa o regresso da Grécia à recessão depois de em 2014 a economia ter avançado uns ligeiros 0,8% em 2014.

Também para 2016, a Comissão prevê agora que a economia grega continue em recessão, entre -0,5% e -1,75%. Nas previsões da primavera, era estimado que a economia crescesse 2,9% no próximo ano.

O regresso ao crescimento está agora previsto acontecer apenas em 2017, isto diz a Comissão Europeia "assumindo que a estabilidade política é restaurada em breve" e que vão sendo retiradas as medidas restritivas impostas sobre o setor bancário.

pub