Merkel admite extensão de prazos mas exclui corte na dívida grega

por Marcos Celso

Foto: reuters

Angela Merkel admite acordo relativamente à extensão dos prazos no pagamento da dívida grega mas exclui que haja qualquer corte no valor atual.

A chancelar alemã veio assim esclarecer as palavras de Alexis Tsipras sobre a reestruturação da dívida, mas a responsável germânica sublinha que as deliberações dos parceiros europeus não prevêem esse corte.

Para Merkel o caminho de Atenas será "longo e difícil" na busca de um crescimento económico.

"A Grécia tem a oportunidade de retomar o caminho do crescimento, mas o caminho será longo e, a avaliar pelas negociações desta noite, difícil", disse a líder alemã, numa conferência de imprensa no final dos trabalhos.

Merkel salientou ainda que os líderes da zona euro aprovaram "um pacote de reformas abrangente" que responde às necessidades gregas para lançar o crescimento.

O acordo com a Grécia inclui uma verba de 35 mil milhões de euros para ajudar a economia grega e um fundo com ativos gregos no valor de 50 mil milhões de euros para ser usado para abater à dívida e sobretudo para pagar o dinheiro que vier a ser usado na recapitalização dos bancos gregos.

Atenas vai ainda receber um empréstimo ponte, num montante a anunciar, para evitar que a Grécia falhe mais pagamentos, como o de 3,5 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu, no dia 20.

Depois do acordo hoje alcançado sobre um terceiro programa de ajuda à Grécia, o processo está agora do lado grego, uma vez que cabe ao Executivo liderado por Alexis Tsipras legislar sobre os assuntos acordados e levar ao parlamento para aprovar.

Os parceiros europeus querem que até quarta-feira sejam aprovadas no parlamento grego medidas como aumento do IVA, reforma do sistema de pensões ou legislação laboral.

Depois disso, provavelmente ainda esta semana, os parlamentos de Alemanha, Holanda, Finlândia, Áustria, Eslováquia, Estónia ainda terão de aprovar a abertura formal de negociações para um terceiro resgate.

Os chefes de Estado e de Governo da zona euro, reunidos em Bruxelas desde domingo à tarde, chegaram hoje de manhã a um acordo sobre a Grécia, ao cabo de 17 horas de negociações.

(Com Lusa)
pub