Ministro das Finanças finlandês diz que programa-ponte "não é questão simples"

por Lusa

Bruxelas, 13 jul (Lusa) -- O ministro das Finanças da Finlândia, Alexander Stubb, considerou hoje que o programa-ponte de financiamento intermédio para a Grécia, a debater no Eurogrupo de hoje, "não será uma questão simples".

"Não será seguramente uma questão simples porque há muitos governos que não estão mandatados pelos parlamentos para dar dinheiro fresco ou sem condicionalidades e espero que seja encontrada uma solução", disse Stubb, questionado sobre o financiamento intermédio a Atenas à entrada para o Eurogrupo.

"Antevejo que será uma longa reunião", salientou ainda.

Em relação ao acordo hoje alcançado na cimeira da zona euro para um terceiro resgate à Grécia, o responsável diz que este é um bom acordo.

"É um bom acordo porque tem uma forte condicionalidade assente em três pilares: a legislação, as condições e o fundo de investimento privado", disse.

O ministro finlandês lembrou ainda que o parlamento grego tem que aprovar o pacote negociado durante 19 horas antes que se possam iniciar as negociações no âmbito do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).

Os ministros das Finanças da zona euro discutem hoje o empréstimo intermédio que servirá para evitar que a Grécia falhe os próximos pagamentos, necessitando de sete mil milhões de euros até 20 de julho e de mais cinco mil milhões até meados de agosto, segundo o texto das conclusões da cimeira.

O terceiro programa de ajustamento deverá cobrir necessidades financeiras entre os 82 e os 86 mil milhões de euros, de acordo com a avaliação das instituições.

pub