Oposição grega pró-Europa permite aprovação de acordo

por Marta Pacheco

Foto: reuters

Foi com o apoio da oposição que o Syriza conseguiu fazer passar o acordo com os credores, na noite passada, no parlamento.

Yannis Varoufakis, o antigo ministro das Finanças, votou contra mas as novas medidas de austeridade foram aprovadas por larga maioria.

O principal partido do governo, o Syriza, conseguiu fazer passar o acordo graças ao apoio dos partidos da oposição pró-europeus.

Segundo a televisão pública grega, 229 deputados votaram a favor, 64 votaram contra, entre eles, o antigo ministro das Finanças Varoufakis, e seis abstiveram-se.

Na bancada do Syriza, do primeiro-ministro Alexis Tsipras, houve 32 deputados que votaram contra o acordo alcançado em Bruxelas.

O parlamento grego aprovou assim as primeiras medidas do acordo com os credores, uma exigência de Bruxelas, numa noite que ficou marcada pelos confrontos entre alguns manifestantes e a polícia.

Esta quinta-feira, o Eurogrupo vai tentar acertar os detalhes do empréstimo de emergência aos gregos, numa altura em que os bancos do país continuam de portas fechadas e as medidas de controlo de capitais vão sentir-se durante vários meses.
pub