Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Vice-ministra das Finanças de Tsipras apresenta demissão

por RTP
É a segunda demissão no mais importante Ministério do Executivo helénico François Lenoir - Reuters

A vice-ministra grega das Finanças, Nadia Valavani, acaba de apresentar a demissão. Desconhecem-se ainda os pormenores que levaram à saída.

A demissão acontece dias depois do acordo alcançado com os credores internacionais e na semana em que tem de ser aprovado no Parlamento um pacote de novas reformas.Nadia Valavani é militante do Syriza, o partido que domina a coligação que governa a Grécia.

É a segunda demissão no mais importante ministério do Executivo Tsipras.

Há nove dias, na segunda-feira após o referendo, o ministro Yanis Varoufakis deixou a pasta das Finanças, segundo o próprio para dar espaço de negociação à delegação que se preparava para viajar rumo a Bruxelas.

Para chefiar o ministério entrou Euclide Tsakalotos, um economista de 55 anos com formação britânica, em Oxford, e que vinha trabalhando com Varoufakis como coordenador das negociações com os credores.

Nas primeiras declarações enquanto ministro, Tsakalotos sublinhava querer "continuar as discussões", dizendo acreditar "que qualquer coisa poderá mudar na Europa".

"[Com o não do referendo] os gregos quiseram dizer que merecem melhor e que não irão aceitar uma solução não-viável", afirmava então Tsakalotos. O referendo que mostrou uma vontade do povo grego completamente ignorada nos corredores da Zona Euro e que está a ser alvo de protestos na Grécia - que se viram também contra o primeiro-ministro Tsipras e que podem ter uma origem comum com a demissão de Nadia Valavani.

c/ Lusa

 

Tópicos
pub