Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Contestação dos pilotos pode perdurar

por Ana Cardoso Fonseca/ Marcelo Sá Carvalho

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil não fecha por completo a porta a um prolongamento da greve na TAP. Na sequência de notícias que apontavam para mais dias de greve, a estrutura acabou por admitir que a contestação da classe pode continuar depois do dia 10 de maio e que "novas medidas serão anunciadas a seu tempo".

O Diário Económico noticiava esta terça-feira que os pilotos haviam admitido na véspera, durante uma sessão de esclarecimento, estender a greve para lá de dez dias. Uma possibilidade que seria afastada na manhã desta terça-feira, em posição assumida à Antena1.

O SPAC veio entretanto afirmar que "novas medidas serão anunciadas a seu tempo", salientando, contudo, que não está, por agora, marcada qualquer assembleia-geral da estrutura.

A greve dos pilotos teve início a 1 de maio e prolonga-se até ao próximo dia 10. Na base da paralisação está a acusação de incumprimento do acordo assinado em dezembro de 2014 e do firmado em 1999, que conferia àqueles profissionais o direito a uma participação de até 20 por cento no capital da transportadora, em contexto de privatização.


pub