Pilotos da TAP mantêm greve de 10 dias

por RTP

Os pilotos da TAP anunciaram em conferência de imprensa que vão manter a greve de 10 dias. Os pilotos não chegaram a acordo com o presidente da TAP e vão avançar com a paralisação.

"Os pilotos lamentam terem sido obrigados pelo Governo e pela TAP a chegar à greve", disse em conferência de imprensa o diretor do SPAC, Hélder Santinhos.

Na base da decisão está, de acordo com o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), a impossibilidade de os trabalhadores da companhia aérea "continuarem reféns da gestão ruinosa da transportadora aérea".

"Os pilotos lamentam terem sido obrigados pelo Governo, pela TAP, a chegar à greve", afirmou.

"O Governo vai ter que explicar aos portugueses e aos trabalhadores da TAP as ameaças que fez de colapso da transportadora aérea e, se as concretizar, quais as implicações dessa decisão para as contas públicas e para a economia nacional", disse Hélder Santinhos.

E acrescentou: "A responsabilidade do estado actual da TAP não é dos trabalhadores"

A dúvida sobre se os pilotos avançariam para a greve levantou-se ao final da tarde quando se soube de uma reunião do SPAC com o presidente da TAP.

Questionado sobre o resultado desse encontro e por que razão a greve não foi desconvocada, Hélder Santinhos respondeu: "Não temos as contrapartidas suficientes".
pub