Quarenta voos da TAP cancelados e 123 realizados durante a manhã

por Christopher Marques, RTP
Hugo Correia, Reuters

A adesão à greve da TAP está a ser inferior à que seria de esperar. A companhia realça que se realizou, durante a manhã, cerca de 75 por cento da operação, valor que é “claramente superior às melhores previsões”, referiu a porta-voz. No panorama nacional, o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, continua a ser o que enfrenta maiores dificuldades.

Segundo Lúcia Cavaleiro, porta-voz da Transportadora Aérea Portuguesa, foram realizados 123 voos, número que abrange os serviços mínimos, mas que este sábado não conta com o regresso obrigatório à base dos aviões.

A porta-voz da TAP explicou que na sexta-feira havia muitos voos que faziam parte dos serviços mínimos, uma vez que o regresso às bases de Lisboa e Porto era obrigatório, e entraram nos números do dia 1 de maio.
"Há mais voos que se estão a realizar hoje, porque já não existe o efeito do regresso. O número de voos realizados é claramente superior às melhores previsões para o dia de hoje", explicou Lúcia Cavaleiro.
Portugália com maior adesão à greve
Entre os 40 voos cancelados no segundo dia de protesto dos pilotos, 28 foram da companhia aérea TAP e 12 da Portugália, adiantou à Lusa a responsável da companhia aérea.

A desproporção é mais visível no número de voos efetuados: 110 da TAP e apenas 13 da Portugália, o que significa que quase de metade da operação da companhia que faz parte do grupo TAP desde 2007 foi cancelada.

Com aviões mais pequenos do que a TAP, a Portugália faz essencialmente a ligação a cidades secundárias de países europeus.

Aeroporto do Porto mais afetado
O aeroporto do Porto volta a ser a infraestrutura mais afetada pela paralisação dos pilotos da TAP. Ao início da tarde, a reportagem da RTP no local apurou que já tinham sido cancelados 13 voos, a maioria dos quais para destinos europeus.

Voos com destino a Paris, Roma, Milão, Barcelona, Genebra e Londres foram cancelados. Também um voo de longo curso, com destino à cidade brasileira de São Paulo, não se realizou. Realizaram-se apenas dois voos com destino a Bruxelas e Zurique.

Junto ao balcão da TAP, multiplicam-se as filas, com os passageiros já a ficar desesperados. Muitos contestam as alternativas apresentadas pela companhia aérea. Uma família explicou à reportagem da RTP que lhe foi proposto viajar na próxima segunda-feira, após o voo deste sábado ter sido cancelado.
Uma alternativa que os forçou a pedir mais dias de férias e que não os satisfaz. Afinal, segunda-feira ainda é dia de paralisação dos pilotos.

"Temos de ver outras companhias e não nos dão solução nenhuma por enquanto", referiu, depois de mais de cinco horas na fila.
Constrangimentos na Portela
No Aeroporto de Lisboa, ao longo da manhã foram cancelados mais de dez voos. Muitas famílias deslocaram-se ao aeroporto para saber se conseguiriam voar ou se seriam forçadas a ficar em terra.
Os cancelamentos têm motivado reclamações por parte dos passageiros. Apesar dos constrangimentos, tudo se tem resolvido sem problemas de maior.
Funchal sem operação da TAP de manhã
No aeroporto do Funchal, não houve voos da TAP durante a manhã. Estavam previstas duas operações da companhia aérea nacional que não chegaram a acontecer. A reportagem da RTP constatou que estas eram, ao início da tarde, as únicas previsões de cancelamento para todo o dia de um total de nove voos previstos.

Os passageiros dos voos cancelados foram avisados a tempo e colocados em outros voos da operadora que estão previstos para esta tarde.
Apesar dos cancelamentos, o ambiente no Funchal é de tranquilidade. Para além do cancelamento dos dois voos, a RTP apurou que um voo da companhia low-cost Easyjet regista um atraso que está relacionado com uma avaria mecânica.

(c/Lusa)
Tópicos
pub