Setenta e dois voos cancelados e 164 realizados até às 17h00

por RTP
Hugo Correia, Reuters

Apesar da greve dos pilotos da TAP, a situação nos aeroportos nacionais é mais calma do que em anteriores paralisações. A companhia aérea avançou que até às 17h00 foram cancelados 72 voos de um total de 236 previstos. O número de voos realizados mantém-se, tal como se verificava de manhã, muito superior aos serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social.

No aeroporto de Lisboa, a reportagem da RTP comprovou uma situação calma, com alguma afluência aos balcões da companhia.
A TAP não tem avançado com previsões para futuros cancelamentos de voos, uma vez que diz só ter conhecimento se os pilotos fazem ou não greve uma hora antes da hora prevista para o voo.

Sobre a reunião da administração da TAP com o ministro da Economia, marcada para as 19h30, a porta-voz da companhia não adiantou muitos pormenores, referindo apenas que servirá para fazer um balanço deste primeiro dia de paralisação.

"É uma reunião que terão oportunidade de acompanhar mais tarde", referiu.
Mais de metade de voos cancelados no Porto
A situação no aeroporto do Porto apresenta-se bastante mais complicada do que na capital. Até perto das 17h00, tinham sido cancelados 14 voos, tendo sido realizados apenas oito.
As filas vão, por isso, acumulando-se junto ao balcão da companhia aérea e os passageiros começam a mostrar alguma consternação.
pub